Categories: Política

Lei cria campanha de divulgação do link Maria da Penha contra violência

Uma nova lei sancionada e publicada no Diário Oficial do Distrito Federal na última sexta-feira (14) estabelece a criação de uma campanha de divulgação do link Maria da Penha Online. A medida, de autoria do deputado Wellington Luiz (MDB), tem como objetivo combater a violência doméstica e oferecer às vítimas uma forma mais ágil e segura de registrar ocorrências e solicitar medidas protetivas.

 

A Lei nº 7.277/2023 representa um importante avanço no combate à violência doméstica no Distrito Federal. Através da ferramenta Maria da Penha Online, disponível no site da Delegacia Eletrônica da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), as vítimas poderão registrar as ocorrências de violência doméstica e familiar de maneira virtual. Além disso, poderão solicitar medidas protetivas de urgência e preencher o questionário de avaliação de risco, conforme estabelecido pela Lei Maria da Penha.

 

Uma das principais vantagens do link Maria da Penha Online é a sua acessibilidade. A ferramenta pode ser utilizada a partir de qualquer dispositivo eletrônico, sem ocupar espaço na memória do aparelho utilizado, garantindo, assim, a segurança e o sigilo das vítimas.

 

O deputado Wellington Luiz destacou a importância dessa nova legislação no combate à violência doméstica. 

 

Com essa nova legislação, o Distrito Federal dá um importante passo no combate à violência doméstica, buscando proporcionar um ambiente mais seguro e acessível para as vítimas, além de fortalecer o apoio e a proteção necessários nesses casos tão delicados”, destacou.

 

Com a implantação dessa medida, espera-se uma maior celeridade nos processos de investigação, representação contra os autores da violência, solicitação de acolhimento em Casa Abrigo, adoção de medidas pelo Judiciário e autorização para intimação durante o processo, utilizando meios tecnológicos legítimos e idôneos, como telefone, e-mail e WhatsApp.

 

A responsabilidade pela divulgação do link Maria da Penha Online caberá ao poder Executivo, que promoverá ações como a distribuição de cartazes informativos, tanto físicos como digitais, a divulgação em redes sociais oficiais e a priorização da divulgação em repartições públicas, universidades, redes de saúde, educação e outros setores que atendam mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

 

Além disso, o poder Executivo disponibilizará o link Maria da Penha Online em seu sítio eletrônico oficial, facilitando o acesso das vítimas e demais interessados aos serviços oferecidos pela plataforma.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

IPCA fecha julho com alta de 0,38%. Prévia de agosto do IGP-M sobe 0,33%

Índices mostram estabilidade da inflação medida pelo IBGE e pela FGV

4 minutos ago

Isaquias Queiroz conquista a medalha de prata no C1 1000m em Paris-24

Brasileiro alcançou o quinto pódio, igualando lendas como os velejadores Torben Grael e Robert Scheidt

27 minutos ago

Dolce&Gabbana lança perfume para cães com placa banhada em ouro de 24 quilates

De acordo com a grife, a fragrância foi inspirada pelo amor de Domenico Dolce por…

35 minutos ago

Venda de ingressos para Lollapalooza começa na próxima semana

Bilhetes Lolla Pass, Lolla Comfort Pass e Lolla Lounge Pass vão até R$ 4.272

1 hora ago

Agendão GPS | Brasília: festivais dominam a cidade no fim de semana do Dia dos Pais

Eventos com música, arte e gastronomia diversificada também são destaques

2 horas ago

Brasília prepara recepção para Caio Bonfim, medalhista olímpico em Paris

Brasiliense será homenageado com desfile e celebrações após conquistar a prata na marcha atlética

10 horas ago