GPS Brasília comscore

Justiça recebe denúncia de compra de votos para a eleição nacional do PRTB

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) recebeu, nesta segunda-feira (11), uma petição movida por Adalmo Romildo Alves, presidente regional do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) no Paraná, com um pedido liminar de urgência.

O objetivo da ação é investigar recém-eleito presidente da nacional do partido, Leonardo Alves de Araujo, por suposta compra de votos nas eleições partidárias ocorridas em 23 de fevereiro deste ano e até com denúncia de participação de pessoas já falecidas. O processo é assinado pelo advogado Tulio Bandeira.

Segundo a petição, Leonardo Araujo teria liderado um grupo delitivo composto por outros membros do partido, oferecendo vantagens em dinheiro (R$ 300 mil) e até um veículo Mercedes Benz cinza em troca de votos. Além disso, há indícios de participação de um deputado, Geraldo Mendes, no financiamento das ações ilegais.

Diante das evidências apresentadas, o autor da ação solicitou a suspensão de todos os atos do presidente do partido e a anulação das eleições, com base em violações do sufrágio eleitoral e abuso de poder econômico. 

“Comporta destacar que atualmente neste ano de 2024, estamos em vésperas de eleições municipais, cuja a interferência partidária em municípios detém forte influência política, neste sentido, a apuração do sufrágio oportunizando o contraditório e ampla defesa, pode ser moroso, e as consequências negativas advindas de atos fraudulentos, poderão ser irreversíveis”, registra o pedido.

Print de trecho da ação

Print de trecho da ação | Reprodução

Pedidos

Além disso, foram apresentadas provas como áudios que confirmam a compra de votos e a solicitação de quebras de sigilo telefônico e bancário dos envolvidos para apuração dos ilícitos. O pedido inclui ainda a nomeação de um fiel depositário para o veículo envolvido na suposta fraude eleitoral.

A ação requer a intervenção do Ministério Público para oferecer denúncia criminal, a condenação dos envolvidos nos crimes eleitorais previstos em lei, e a anulação da eleição em razão das fraudes. Testemunhas e demais medidas de investigação também foram solicitadas para esclarecer os fatos.

A nova direção do partido foi acionada pelos telefones informados na página oficial e também por e-mail, mas não havia se posicionado até a publicação da reportagem. Caso haja uma manifestação, o texto será atualizado a qualquer momento.

Eleição

Em fevereiro, o PRTB escolheu Leonardo Araújo como presidente nacional da sigla, após a eleição com duas chapas disputando o comando da legenda.

A vice-presidencia será de Aldineia Levi Fidelix, viúva de Levy Fidelix, fundador do PRTB que faleceu em abril de 2021. A sigla é considerada hoje uma das poucas genuinamente de direita no cenário nacional.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

É perfeitamente possível “emagrecer” na balança e continuar funcionalmente comprometido …

Com 430 marcas confirmadas, feira reforça importância do mercado de …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.