GPS Brasília comscore

Jonathan Anderson deixa a Loewe após 11 anos no comando criativo

Estilista esteve à frente da casa espanhola por mais de uma década e revolucionou o design da Loewe

Na manhã desta segunda-feira (17), foi anunciada a saída de Jonathan Anderson da Loewe. Após mais de uma década à frente da casa espanhola, o estilista já dava sinais de que seu ciclo estava perto do fim. A ausência dos desfiles de outono-inverno 2025 para as linhas masculina e feminina e a recente série de postagens de retrospectiva do seu trabalho na Loewe em sua conta no Instagram reforçavam as especulações.

Pascale Lepoivre, CEO da Loewe, agradeceu pela contribuição de Jonathan Anderson e destacou seu impacto na marca com a “criatividade, paixão e dedicação incomparáveis que ele deu à Loewe. Com ele como diretor criativo, a casa chegou a novos patamares com reconhecimento internacional. A bolsa Puzzle, celebrando seu décimo ano, se tornou um ícone de verdade, e os códigos da marca que ele criou, enraizados no artesanato, viverão como seu legado.”

A revolução de Jonathan Anderson na Loewe

Desde que assumiu a direção criativa da Loewe, Jonathan Anderson redefiniu os códigos da marca ao unir design inovador, artesanato e um olhar de curadoria apurado. Ele ressignificou o luxo ao transformar objetos do dia a dia em itens de desejo, ao inserir elementos como balões, antúrios, pincéis de maquiagem, alfinetes, esmaltes, sabonetes e pratos de porcelana em roupas, calçados e bolsas.

Sua primeira bolsa para a Loewe, a Puzzle, consolidou-se como uma das favoritas da marca e se tornou um símbolo de sua era como diretor criativo. Além disso, vestiu celebridades como Greta Lee e Rihanna, assinou looks icônicos para o Met Gala e figurinos de Beyoncé para a Renaissance World Tour, além de desenvolver os figurinos do filme “Rivais”.

Nos seus 11 anos como diretor criativo, o estilista expandiu a marca para as áreas de perfumaria e decoração, realizou colaborações com diversos artistas, fundou a premiação Loewe Foundation Craft Prize, a primeira do mundo para artesanato contemporâneo.

A despedida

Em sua conta no Instagram, Jonathan Anderson compartilhou uma carta emocionada sobre o fim de sua trajetória na Loewe.

“Onze anos atrás, eu recebi a oportunidade mais incrível de todas: escrever um capítulo na história que agora tem 179 anos. Desde o meu primeiro dia na Loewe, eu encontrei almas gêmeas no estúdio de design e no ateliê, cujos talentos eram, e ainda são, inigualáveis. Obrigado por compartilhar sua arte. Nos últimos onze anos, eu fui muito sortudo por estar rodeado de pessoas com a imaginação, as habilidades, a persistência e a desenvoltura para encontrar um jeito de dizer ‘sim’ para todas as minhas ideias extremamente ambiciosas.

Olhando para trás, percebi que uma marca não é construída no primeiro desfile, nem no primeiro ano de desfiles, e sim é desenvolvida lentamente, temporada a temporada, ano a ano, sobre o que é certo para uma marca. Uma das realizações que mais tenho orgulho é o lançamento do Craft Prize. Nós criamos uma plataforma que genuinamente apoia e dá visibilidade a artesanatos em extinção, jovens fabricantes, velhos mestres, e novas ideias. Eu gostaria de agradecer à equipe da fundação, aos membros do júri e ao painel de especialistas por seu tempo e dedicação.

Desde o primeiro dia, eu imaginei em criar uma marca cultural. Esta ideia dependia muito da confiança e da generosidade de muitos artistas, artesãos, propriedades, fundações, museus e galerias que contribuíram com seu trabalho. Eu sinceramente sou grato a todos vocês.

Obrigado a todos que apoiaram a mim e a minha visão, e a todas as pessoas que fizeram cada desfile possível. E àqueles que apareceram em campanhas, escreveram artigos, compraram produtos, ou simplesmente curtiram uma publicação – vocês fizeram tudo isso possível.

Dizem que todas as coisas boas chegam a um fim, mas eu discordo. Enquanto meu capítulo se encerra, a história da Loewe continuará por muitos anos e eu olharei com orgulho.

Com amor, Jonathan.”

Próximos passos

Os rumores nos bastidores da moda apontam que Jonathan Anderson pode estar a caminho da Dior, onde assumiria a direção criativa das linhas masculina e feminina, e já estaria desenvolvendo a coleção masculina de primavera-verão 2026. A maison francesa atualmente passa por um momento de transição após a saída de Kim Jones  e em meio a incertezas sobre o futuro de Maria Grazia Chiuri, atual diretora criativa da marca. 

Já o sucessor de Jonathan Anderson na Loewe ainda não foi anunciado, mas há especulações que os designers fundadores da Proenza Schouler, Jack McCollough e Lazaro Hernandez, possam assumir o posto.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Paradoxo entre a fome e a obesidade constitui uma das …

O vício em jogos é parte das categorias dos Transtornos …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.