Os aplicativos e o acesso pela internet do Itaú Unibanco estão fora do ar desde a manhã desta segunda-feira (7). O problema acontece no aplicativo principal do Itaú (para pessoas físicas e empresas); no Iti, banco digital do conglomerado; no Itaú Personalité e na plataforma Itaú Cartões, entre outros. Ao tentar acessar as plataformas, os usuários recebiam uma mensagem de erro inesperado, e um aviso para que tentassem acessá-las mais tarde.
Procurado, o Itaú disse que trabalha para resolver o problema. “O Itaú Unibanco informa que está com instabilidade em seus sistemas nesta segunda-feira (7). O banco pede desculpas para clientes e parceiros pelo inconveniente e informa que está trabalhando com urgência para que os sistemas sejam restabelecidos o mais rapidamente possível”, afirmou a instituição, em nota.
Usuários do Twitter reclamavam, na manhã desta segunda, da indisponibilidade dos serviços. “@Itaú Já tentei várias vezes acessar a minha conta e não consigo, o que está acontecendo???”, dizia uma das postagens. Outras informavam que o aplicativo do banco estava com problemas desde o domingo (6).
O Downdetector, ferramenta que compila avisos de falhas em sites e aplicativos, registrava um pico de reclamações sobre o aplicativo do Itaú às 9h22, com mais de 3,8 mil notificações. No caso do Iti, o pico foi às 9h35, com mais de 700 reclamações.
Até a publicação desta reportagem, o problema ainda não havia sido resolvido na maioria das plataformas. Apenas o acesso ao Itaú Empresas pela internet havia sido restabelecido, mas com limitações.