GPS Brasília comscore

Influenciado por inflação fraca nos EUA e sinalizações de Trump, dólar cai e fecha o dia a R$ 6,05

Preço da moeda norte-americana regride com expectativas de política monetária do próximo presidente

O dólar encerrou o pregão desta terça-feira (14) em queda, influenciado por dados de inflação abaixo do esperado nos Estados Unidos. 

O índice de Preços ao Produtor (PPI) registrou um aumento de apenas 0,2% em dezembro em relação ao mês anterior, enquanto analistas previam uma alta de 0,4%.

O resultado reflete um menor pressão inflacionária, o que pode motivar o Federal Reserve (Fed) a reconsiderar o ritmo de ajustes nas taxas de juros.

A moeda americana recuou 0,86%, encerrando o dia cotada a R$ 6,05. Internacionalmente, o dólar também mostrou desvalorização, caindo 0,31% frente a uma cesta de moedas de países desenvolvidos, 0,57% contra o peso mexicano e 0,52% ante o rand sul-africano, moedas que têm comportamento similar ao real.

Outro fator que contribuiu para a desvalorização da divisa foi a notícia de que o presidente Donald Trump deve discutir um projeto para impor tarifas mensais a outros países de forma gradual, com o objetivo de controlar a inflação interna. Este movimento é visto como uma tentativa de evitar um aumento acentuado nos preços locais, o que poderia desencadear uma nova rodada de pressões inflacionárias.

No cenário doméstico, a declaração do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de que o pacote fiscal deve ser aprovado pelo Congresso com poucas alterações, também impulsionou a valorização do real.

Além disso, membros da equipe econômica sinalizaram medidas para assegurar o cumprimento da meta fiscal, o que ajudou a fortalecer a confiança no mercado.

O PPI é considerado um indicador que antecede o índice de Preços ao Consumidor (CPI), cujo resultado será divulgado nesta quarta-feira (15).

O valor final poderá fornecer indícios mais claros sobre a direção da política monetária do Fed. Uma inflação mais controlada pode abrir espaço para uma redução nas taxas de juros, o que tende a aumentar o fluxo de capital para mercados emergentes em busca de retornos mais elevados, beneficiando o real.

 

Veja também

Confira, na íntegra, a entrevista do artista à radio francesa

Respostas obtidas nem sempre têm embasamento científico, podendo ser genéricas, …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.