Em uma cerimônia marcada pela representatividade, na noite desta sexta-feira (5), o líder indígena Ailton Krenak foi oficialmente empossado como novo membro da Academia Brasileira de Letras.
O momento histórico foi celebrado por várias autoridades, incluindo o cantor e compositor Gilberto Gil, o qual esteve presente no evento e não poupou elogios ao novo colega, que é ambientalista e filósofo, quando destacou a importância de sua voz para a cultura brasileira.
“Emocionante momento na ABL: a posse de Ailton Krenak, uma voz fundamental para nossa cultura. Certamente será um grande acadêmico!”, escreveu o ex-ministro da Cultura.
O novo imortal é o primeiro indígena a ocupar uma cadeira na ABL, sendo eleito com 23 votos em uma campanha histórica. A cerimônia de posse, realizada no Petit Trianon, no Rio de Janeiro, foi exclusiva para convidados, mas pôde ser acompanhada ao vivo pelo YouTube da academia.
Ailton Krenak vai ocupar a cadeira nº 5, antes pertencente ao historiador José Murilo de Carvalho, e terá a responsabilidade de dar continuidade ao legado deixado por grandes nomes como Rachel de Queiroz e Osvaldo Cruz.
Nascido em Itabirinha (MG), no Vale do Rio Doce, Ailton Krenak é autor de obras importantes como Ideias Para Adiar o Fim do Mundo e A Vida Não é Útil. Além de sua contribuição literária, o escritor teve papel fundamental na luta pelos direitos dos povos indígenas, tendo participado ativamente da Constituinte de 1988.
Emocionante momento na @abletras: a posse de @AiltonKrenak, uma voz fundamental para nossa cultura. Certamente será um grande acadêmico! #EquipeGil
📸 @Floragil2222 pic.twitter.com/rkUxI3lzlM
— Gilberto Gil (@gilbertogil) April 6, 2024