GPS Brasília comscore

Equidade e desafios da mulher em posições de poder são discutidos em seminário na CLDF

Evento contou com conferência ministrada por presidente do STM, Maria Elizabeth Rocha

Nessa semana, mulheres inspiradoras se reuniram para realizar o Seminário Mulheres no Poder, em Brasília, evento para debater os desafios para ingressar e se manter em espaços de poder.

Durante o seminário realizado na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), nessa quinta-feira (27), a presidente do Supremo Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Rocha, falou sobre a importância da persistência mesmo em situações difíceis, em uma conferência magna. 

Márcia Zarur, deputada Doutora Jane, e as advogadas Bianca Gonçalves e Ilka Teodoro

Nós não temos o direito de desistir. Eu perco no voto mas eu não desisto. Não podemos nos dar o privilégio de desistir, não por nós, mas por outras mulheres. Quando nós provemos a igualdade nos ajudamos os homens“, disse a ministra.

Elizabeth foi a primeira mulher a ser eleita para o maior cargo do STM. A cerimônia de posse foi no último dia 12 de março e ela comandará o tribunal até 2027. 

O evento, que durou o dia inteiro, trouxe reflexões sobre o papel da sociedade e do poder público nos avanços e conquistas das mulheres. A mesa de abertura do seminário contou com a presidente da Associação Brasileira de Mulheres na Carreira Jurídica no Distrito Federal (ABMCJ-DF), Leda Bandeira, responsável pela organização do evento; da presidente nacional da ABMCJ, Manoela Gonçalves; da vice-governadora do DF, Celina Leão; da embaixadora da Espanha no Brasil, Mar Fernández-Palacios; e da secretária da Mulher no DF Giselle Ferreira. 

A diretora geral do Senado, Ilana Trombka, a corregedora do Ministério dos Portos, Vládia Pompeu, a advogada Lúcia Bessa e a secretária da Mulher no Distrito Federal, Giselle Ferreira

“O objetivo do evento é analisar a presença e atuação feminina na liderança e tomada de decisão seja na política na empresarial e outras áreas. Fortalecer a democracia e diversidade. Também contribui direto para formação de políticas mais justas. Temos que nos debruçar nas palavras refletir e trilhar para avançarmos. Já conquistamos muito, mas ainda temos muito a avançar”, afirma Leda. 

A embaixadora Mar Fernández-Palacios falou sobre as ações implementadas na Espanha para promover a igualdade. “A política feminista da Espanha tem dois eixos fundamentais: um é a luta contra a violência de gênero, e o outro a promoção da igualdade e a inclusão social e economia. Como estratégia, há programas de ação que visam deliberadamente promoção de direitos das mulheres e a remoção das barreiras que dificultam o seu desenvolvimento profissional”, explica. 

Presidente da ABMCJ-DF, Leda Bandeira, com o ator e comediante Rodolfo Cordon, do G7

Mar Fernández ainda comentou que, em 2007, uma lei estabeleceu a obrigação de plano de igualdade em empresas com mais de 50 funcionários, com medidas para eliminar a discriminação. Mais recente, a lei da paridade, em vigor desde agosto do ano passado, se refere a representação e presença equilibrada de homens e mulheres em vários campos profissionais, para garantir a representação efetiva das mulheres nos âmbitos decisórios da política e economia. 

“Eu não quero privilégios, eu quero igualdade. Quero poder andar de ônibus e não ser assediada, andar na rua escura e não ser estuprada, quero chegar em casa e não apanhar, e, por fim, não ser morta”, disse a vice-governadora Celina Leão, que reforçou que a maior dificuldade atualmente é colocar as leis em prática forma eficiente. “Não podemos ter leis mortas”, frisou. 

A presidente nacional da ABMCJ, Manoela Gonçalves, com a advogada Elizabeth Leite Ribeiro

A presidente do STM, ministra Maria Elizabeth Rocha, com a a anfitriã do Seminário Mulheres no Poder e presidente da ABMCJ-DF, Leda Bandeira

A brasiliense Thaís Riedel entre as conferencistas Fernanda Jorge, diretora do Banco BTG Pactual, e a presidente da Abrabe, Cristiane Foja

A presidente da ABrabe, Cristiane Foja, com o CEO da Circula Vidro, Fábio Ferreira

No painel Desafios das mulheres em cargo de liderança, com mediação da advogada associada a ABMCJ-DFThaís Riedel, as convidadas Fernanda Jorge (diretora do Banco BTG Pactual) e Cristiane Foja (presidente da Associação Brasileira de Bebidas) compartilharam suas trajetórias, experiências e situações que enfrentam ao longo de suas carreiras. 

Após a pausa para o almoço, foram realizados os painéis O que mulheres estão fazendo para acelerar avanços de gênero e Desafios na conquista de votos e em disputas eleitorais, com nomes como a deputada distrital Jane (MDB-DF) e a secretária Giselle Ferreira. O dia de reflexões terminou com a cerimônia de entrega do Prêmio Herilda Balduíno. 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

No filme, a jovem e praticamente desconhecida atriz Mickey Madison …

Técnica proporciona efeito quase imediato e estimula produção de colágeno

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI