GPS Brasília comscore

Endrick volta da seleção e coloca Palmeiras na final do Paulistão

Brilha na seleção e brilha no clube paulista. Endrick marca o único gol da partida e coloca o Palmeiras na final do Campeonato Paulista pelo quinto ano consecutivo, um recorde na história do clube. No retorno ao Allianz Parque após a instalação do novo gramado sintético, o time de Abel Ferreira derrotou o Novorizontino por 1 a 0, na  noite dessa quarta-feira, e vai decidir o título em clássico com o Santos. A final do Paulistão está marcada para os dois próximos domingos, dias 31 de março e 7 de abril, ambos às 18h (horário de Brasília).

A partida marcou a estreia do novo gramado sintético do Allianz Parque. Utilizando antes um termoplástico, o campo agora tem cortiça orgânica em sua composição. Os donos da casapuderam contar com Endrick, Murilo e Raphael Veiga entre os titulares, dois dias depois de o trio servir à seleção brasileira na “Data Fifa”. O atacante de 17 anos foi destaque contra Inglaterra e Espanha. Richard Ríos, que estava com a Colômbia, e Gustavo Gómez, voltando de lesão, ficaram no banco. Já Eduardo Baptista colocou em campo o mesmo time que despachou o São Paulo, nas penalidades, incluindo o camisa 10 Rômulo, que vai se transferir para o Palmeiras ao fim do Paulistão.

Depois de jogar a semifinal na Neo Química Arena, casa do Corinthians, e disputar partida da fase inicial no MorumBis, reduto do São Paulo, o Santos, adversário do Palmeiras na grande final, anunciou que vai utilizar a Vila Belmiro, estádio com capacidade para um público menor, no primeiro jogo da decisão. Por ter a melhor campanha, é o time alviverde que faz a segunda partida em casa.

 

Primeiro tempo bem ruim

Curiosamente, os primeiros minutos da partida contra o Novorizontino foram de bastante estudo por parte de ambas as equipes. O Palmeiras buscou ficar mais com a posse e apostou nas bolas esticadas para Flaco López, artilheiro do Paulistão. O time de Abel Ferreira errou passes fáceis, deixou buracos no meio-campo e quase não chutou a gol. Um dos piores 45 minutos da equipe este ano.

O Novorizontino foi a antítese do Palmeiras na etapa inicial. Escalado com três zagueiros, o time do interior demonstrou aplicação na marcação, encaixotando Endrick, e aproveitou os espaços para criar jogadas importantes de contra-ataque. A equipe de Eduardo Baptista perdeu pelo menos quatro boas oportunidades, colocando Weverton para trabalhar em cobranças de escanteio e chutes de fora da área. Rômulo ditou o ritmo do meio-campo e foi a peça-chave para organizar a chegada dos visitantes ao ataque.

 

A estrela de Endrick

Na volta do intervalo, Eduardo Baptista desmontou o esquema com três zagueiros do Novorizontino, enquanto Abel Ferreira não modificou o Palmeiras, mas foi notável a mudança de postura. Mais “brigador”, o time alviverde continuou apostando em jogadas conhecidas, como as bolas esticadas para Flaco López – mas desta vez funcionou. Aos sete minutos, o argentino escorou lançamento de Mayke e encontrou Endrick livre na grande área. A joia alviverde confirmou a grande fase e colocou os donos da casa à frente do placar.

A partida ganhou contornos de tensão após o gol alviverde. Nervoso, o time do Novorizontino passou a reclamar de faltas e arrefeceu a aplicação tática. Aníbal Moreno, sumido no primeiro tempo, ajudou o Palmeiras a ganhar disputas no meio-campo e a equipe de Abel Ferreira passou a tomar conta do jogo. Endrick precisou ser substituído por Rony após sentir um problema na coxa direita, no mesmo local onde reclamou no duelo contra a Espanha.

Eduardo Baptista precisou repensar mais uma vez a parte tática e foi para cima, tirando jogadores de defesa para empilhar atacantes. A mudança não teve efeito e o os donos da casa continuaram soberanos na marcação e criando lances de perigo pela faixa central, especialmente com López. O time de Abel tentou ampliar o placar até o último minuto, mas o placar não sofreu mais alterações até o apito final.

Após a partida, o nome do jogo se declarou ao Palmeiras e mostrou como está feliz com o momento que vive. “Pra mim é excepcional fazer o gol e ajudar minha equipe. É meu último Paulistão, quero fazer de tudo par fazer gol, estar na seleção do campeonato, ajudar o Palmeiras, então tenho que jogar com todas as minhas forças”, falou o atacante que no meio do ano está de partida para o Real Madrid, da Espanha.

 

FICHA TÉCNICA:

PALMEIRAS 1 X 0 NOVORIZONTINO

PALMEIRAS – Weverton; Marcos Rocha, Luan, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno, Zé Rafael (Gabriel Menino), Mayke e Raphael Veiga (Lázaro); Endrick (Rony) e Flaco López (Richard Ríos). Técnico: Abel Ferreira

NOVORIZONTINO – Jordi; Cesar Martins, Luisão (Paulo Vitor) e Chico (Danilo Barcelos); Willeam Lepo, Geovane (Fabrício Daniel), Marlon, Rômulo e Reverson; Neto Pessoa (Lucca) e Waguininho (Rodrigo Soares). Técnico: Eduardo Baptista

GOL – Endrick, aos sete minutos do segundo tempo

CARTÕES AMARELOS – Richard Ríos (Palmeiras); Luisão e Fabrício Daniel (Novorizontino)

ÁRBITRO – Edina Alves Batista

RENDA – R$ 3.497.749,50

PÚBLICO – 40.448

LOCAL – Allianz Parque, em São Paulo (SP)

 

*Com informações do Estadão Conteúdo

Veja também

Os rins têm um papel essencial para o bom funcionamento …

Emoções inerentes à vida humana passaram a ser rotuladas como …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.