A Embaixada da Itália abriu as portas ao público, na sexta-feira (11), em comemoração ao Dia do Contemporâneo, evento que, desde 2005, enaltece esta arte em todo mundo, por meio de parceria com a Associação dos Museus de Arte Contemporânea Italianos (Amaci).
Todos os anos, na segunda semana de outubro, os museus que têm parceria com a Amaci abrem gratuitamente suas portas para uma iniciativa rica em eventos, mostras, conferências e laboratórios. Um programa ecléctico que proporciona uma imperdível ocasião de viver de perto a riqueza da arte contemporânea.
A Embaixada da Itália também aderiu à iniciativa. Os visitantes interessados começaram a visita descobrindo as peculiaridades arquitetônicas e artísticas do edifício da embaixada, projetado por Pier Luigi Nervi, engenheiro italiano que colaborou com arquitetos de renome internacional como Le Corbusier e Louis Kahn.
Em seguida, puderam descobrir algumas obras de importantes autores italianos do acervo de arte contemporânea da embaixada, como Franco Angeli, Giulio Turcato e Carla Accardi, assim como os quatro raros painéis do pintor ítalo-brasileiro Cândido Portinari. Encerrando a visita, o público também pode admirar a exposição “Vissi d’arte. A Itália nos teatros da América Latina”, montada no contexto das celebrações do aniversário dos 150 anos da imigração italiana no Brasil.
As artes e a arquitetura italianas são o coração desta fascinante exposição, que propõe uma viagem no tempo, atravessando cerca de 150 anos, desde o século XIX à primeira metade do século XX, e no espaço, passando por mais de 70 edifícios de teatros localizados em mais de 50 cidades da América Latina. A visitação será reaberta ao público assim que as obras na Embaixada da Itália ficarem prontas.