GPS Brasília comscore

Dia da Mulher: celebrando a arte feminina de Brasília

No Dia Internacional da Mulher, é impossível não reconhecer e celebrar o impacto significativo das artistas da capital, tanto na cena cultural e artística de Brasília, quanto do Brasil como um todo. 

Em uma homenagem especial, o GPS destaca algumas das talentosas artistas brasilienses que têm contribuído para a diversidade e vitalidade cultural da cidade, além de representar o talento de Brasília no País. 

Patrícia Pillar (atriz)

Patrícia Pillar é considerada uma das melhores atrizes brasileiras da sua geração. A brasiliense iniciou sua carreira artística nos anos 80, destacando-se tanto no teatro quanto na televisão. 

Ao longo de sua carreira, Pillar conquistou o público e a crítica com sua versatilidade e talento, interpretando uma variedade de papéis em produções que abrangem diferentes gêneros e estilos. 

Entre seus trabalhos mais marcantes na televisão, destacam-se novelas como ‘O Rei do Gado’, ‘A Favorita’ e ‘Lado a Lado’, nas quais demonstrou sua habilidade em dar vida a personagens complexos e cativantes. Como Flora, em ‘A Favorita’, teve seu maior reconhecimento como atriz. 

Patrícia Pillar na novela ‘O Rei do Gado’ (Reprodução/Globo)

Flora Matos (rapper)

Rapper e compositora, Flora Matos é conhecida por suas letras poderosas e estilo inconfundível que eleva a voz das mulheres na música brasileira. Em 2023, impulsionada pelas trends publicadas no TikTok, sua música ‘Piloto’, lançada há cerca de cinco anos, ultrapassou a marca de 30 milhões de reproduções no Spotify. 

Ellen Oléria (cantora)

Cantora e compositora de destaque, reconhecida não apenas pela sua voz incomparável, mas também pelo ativismo e pela representação da diversidade em suas canções. Ellen foi a campeã da primeira edição do The Voice Brasil, em 2012. 

Maria Paula (atriz e apresentadora)

A atriz e apresentadora Maria Paula possui uma trajetória artística que ganhou destaque nacional a partir dos anos 90, quando começou a apresentar o programa Radical Chic. 

No entanto, foi em um dos maiores programas humorísticos da televisão brasileira, ‘O Casseta e Planeta’, exibido pela Rede Globo, que Maria Paula consolidou sua carreira e se tornou uma das personalidades mais queridas do País. A atriz também esteve em diversas produções para o cinema. 

Atriz Maria Paula (Reprodução)

Adriana Vignoli (artista plástica)

A brasiliense Adriana Vignoli, é uma artista plástica cujas obras abstratas e coloridas encantam e provocam reflexão sobre a vida e a arte. Ela possui graduação em Arquitetura e mestrado em Artes Visuais, ambos pela Universidade de Brasília (UnB). Em 2015, recebeu o Prêmio Nacional da FUNARTE de Arte Contemporânea. 

Adriana Vignoli (@silviazambonifoto)

Luciana Oliveira (cantora e compositora)

A cantora e atriz brasiliense Luciana Oliveira iniciou sua trajetória artística nos palcos da capital a partir de 1999. Ela destaca-se por seu repertório que celebra a música afro-brasileira, além de sua habilidade em interpretar poemas. Formada em Educação Artística pela Universidade de Brasília e com formação no curso Básico de Música na Escola de Música, Luciana lançou seu primeiro espetáculo cênico musical intitulado ‘Cântico Negro’ em 2000.

Sua carreira tomou um novo rumo em 2006, quando passou a integrar a banda Natiruts, com a qual gravou o DVD ‘Natiruts Reggae Power’ e o CD ‘Raçaman’, realizando turnês nacionais e internacionais.

Luciana Oliveira (@leao.jcz)

Babi Ceresa (cantora)

A talentosa cantora brasiliense é conhecida por sua energia contagiante nos palcos. Com uma carreira marcada por performances vibrantes, ela se apresenta nos principais locais de entretenimento de Brasília.  

Em 2017, Babi teve a oportunidade de representar Brasília em um dos maiores reality shows musicais do País, o The Voice Brasil. Sua participação nas audições às cegas rendeu-lhe um lugar na equipe de Ivete Sangalo. 

Izabella Rocha (cantora) 

Nascida em Brasília em 1973, Izabella Rocha é uma cantora cuja jornada musical começou aos 23 anos, quando se tornou backing vocal da banda de reggae Natiruts. Durante sua passagem pelo grupo, participou ativamente dos cinco primeiros discos de estúdio, além de inúmeros shows que consolidaram sua presença nos palcos.

Em 2006, Izabella e seu então marido, o percussionista Bruno Dourado, decidiram deixar o Natiruts. No ano seguinte, juntaram-se ao guitarrista e ex-integrante do grupo, Kiko Peres, para formar o trio InNatura. Com uma sonoridade que mesclava ritmos jamaicanos com rock, folk e MPB, o InNatura lançou três álbuns entre 2007 e 2013, conquistando admiradores por sua originalidade musical.

Veja também

Parceria com empresa especializada ajuda a contribuir para um futuro …

Se não tratada, a doença pode causar complicações graves, como …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI