A juíza substituta de 2º grau Soníria Campos D’Assunção tomou posse, nesta sexta-feira (15), como desembargadora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). A cerimônia ocorreu no Auditório Ministro Sepúlveda Pertence.
A magistrada foi promovida por unanimidade pelo critério de merecimento durante sessão do Tribunal Pleno realizada em 8 de julho. Soníria assume a vaga do desembargador J.J. Costa Carvalho, que faleceu em maio deste ano.
Trajetória
Natural de Brasília, Soníria Campos D’Assunção ingressou na magistratura do Distrito Federal em 1995. Entre suas atuações de destaque, desenvolveu um programa de execução fiscal que recebeu o Prêmio Conciliar é Legal, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e o Prêmio da Febrafite, promovido em parceria com a ESAF e o Ministério da Fazenda.
A magistrada também atuou como juíza auxiliar na Corregedoria Nacional de Justiça do CNJ, onde coordenou o Programa Nacional de Governança Diferenciada das Execuções Fiscais. Já integrou a 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais e, mais recentemente, exercia a função de juíza substituta de 2º grau, com atuação na 6ª Turma Cível e na 2ª Câmara Cível do TJDFT. Desde novembro de 2024, é membro titular do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF).