GPS Brasília comscore

Conselho de Arquitetura faz alerta sobre descaraterização de prédio na W3 Norte

CAU/DF emitiu selo de preservação original do prédio da CNTI, que poderá ser revogado
CNTI
Prédio da CNTI | Foto: Reprodução/CAU

Compartilhe:

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF) emitiu uma nota pública, na quarta-feira (11), por meio da Câmara Temática de Patrimônio, onde manifestou preocupação com a reforma em andamento no antigo edifício sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria (CNTI), localizado na 505 Norte (W3).

A obra recebeu o Selo CAU/DF – Arquitetura de Brasília em 2022, justamente por manter os aspectos originais do projeto. As intervenções atuais do prédio acenderam um alerta sobre a necessidade da preservação das características do projeto, elaborado em 1976, com a autoria de Guedes Pinto Associados.

O comunicado ressalta a importância do Selo CAU/DF como forma de promover o patrimônio arquitetônico da cidade e destaca que a outorga do selo a um edifício pode ser revogada caso haja descumprimento dos critérios estabelecidos.

“Tomamos conhecimento de reforma em andamento no referido edifício, devidamente regularizada em seus aspectos legais, que, em análise preliminar, está modificando suas características originais. Muito embora seja nosso zelo reconhecer a autonomia e liberdade propositiva por parte de profissionais ligados a arquitetura e urbanismo, em especial em projetos que não envolvam bens patrimoniais protegidos por estatutos de tombamento, é nosso papel, inclusive como motivadores dos ideais do Selo CAU/DF e com a intenção de reforçá-los, nos manifestarmos publicamente neste momento”, registram na nota o Cláudio Oliveira da Silva, coordenador da Câmara Temática de Patrimônio, e Ricardo Reis Meira, atual presidente do CAU/DF.

A Câmara Temática de Patrimônio vai realizar uma nova avaliação da reforma do edifício da CNTI, com o objetivo de subsidiar a decisão final do Conselho de Arquitetura e Urbanismo local.

Leia a nota:

“O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF) tem por finalidade orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Arquitetura e Urbanismo, zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina dos arquitetos e urbanistas, bem como pugnar pelo aperfeiçoamento do exercício da Arquitetura e Urbanismo.

Em abordagem mais especificamente voltada a orientação e aperfeiçoamento, o CAU/DF lançou em 2020 o Selo CAU/DF – Arquitetura de Brasília, para promover o patrimônio arquitetônico representado por edificações e espaços públicos significativos que fazem parte da vida cotidiana e muitas vezes são relegados a um papel secundário por não estarem contemplados nos estatutos de tombamento.

Na edição de 2022, após um criterioso processo de avaliação e julgamento, foi outorgado o Selo CAU/DF ao edifício da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria (CNTI), de autoria de Guedes Pinto Associados, construído em 1976 e sito à SEPN 505 Bloco A. O edifício foi laureado graças a preservação e manutenção de suas características originais – em especial suas fachadas e estrutura – bem como pelo respeito aos aspectos urbanísticos do térreo e do seu entorno imediato.

Tomamos conhecimento de reforma em andamento no referido edifício, devidamente regularizada em seus aspectos legais, que, em análise preliminar, está modificando suas características originais.

Muito embora seja nosso zelo reconhecer a autonomia e liberdade propositiva por parte de profissionais ligados a arquitetura e urbanismo, em especial em projetos que não envolvam bens patrimoniais protegidos por estatutos de tombamento, é nosso papel, inclusive como motivadores dos ideais do Selo CAU/DF e com a intenção de reforçá-los, nos manifestarmos publicamente neste momento.

Primeiramente, cumpre esclarecer que a outorga do Selo CAU/DF a um ou outro edifício pode ser revogada por prerrogativa deste Conselho, desde que esteja deflagrado o descumprimento dos critérios e destaques que se deram a favor de seu merecimento.

Em segundo lugar, informamos que nossa Câmara Temática de Patrimônio está mobilizada desde já para realizar nova avaliação de cumprimento dos critérios estabelecidos quando da outorga do Selo ao edifício CNTI, com emissão de parecer circunstanciado que deverá orientar nossa decisão.

Por fim, reafirmamos nosso compromisso com a preservação da memória das cidades do Distrito Federal por meio de seus patrimônios arquitetônicos e urbanísticos.”

Arq. Urb. Cláudio Oliveira da Silva
Coordenador da Câmara Temática de Patrimônio do CAU/DF

Arq. Urb. Ricardo Reis Meira
Presidente do CAU/DF