GPS Brasília comscore

CAU/DF entrega selo de arquitetura a duas edificações

O Hospital Sarah e o Bloco D da 213 Sul foram escolhidos para receber o selo do CAU/DF, que exalta a arquitetura moderna
gps-brasilia-arquitetura
Fotos: Fred Schueller

Compartilhe:

Brasília é uma cidade reconhecida mundialmente pelos traços belos e diferenciados de sua arquitetura. Sabendo da importância de preservar esse patrimônio tão rico, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF) promove desde 2020 a entrega do selo que reconhece o valor histórico das edificações não monumentais da cidade.

Neste ano, o Conselho celebra a entrega dos selos para duas edificações da cidade: o Bloco D da SQS 213 na Asa Sul, e o Hospital Sarah Brasília Centro. Outros dezessete edifícios haviam sido indicados como candidatos pela Comissão Temporária de Patrimônio (CPAT) no início de novembro.

As solenidades ocorrerão a partir do dia 07 de dezembro, às 09h30 da manhã no Bloco D da 213 Sul e no dia 12, no Hospital Sarah Brasília Centro, a partir de 14h30.

O público é quem indica as edificações a receber o selo, que podem ser blocos de superquadras, escolas públicas e privadas, edifícios de escritórios e prédios institucionais que estejam dentro das boas práticas de conservação e manutenção predial que preservem a linguagem arquitetônica moderna.

“Em quatro edições, observa-se que a população está cada vez mais sensibilizada com a importância patrimonial dos exemplares da arquitetura moderna e sua conservação. Com o Selo, valorizamos os(as) arquitetos(as) e urbanistas – autores(as) dos projetos originais – e destacamos aqueles(as) que preservam a história da nossa capital e da nossa sociedade”, afirma Mônica Blanco, presidente do CAU/DF.

O selo, criado e desenvolvido pelo arquiteto e urbanista Danilo Barbosa – responsável pelo projeto que criou as placas de sinalização da cidade em 1976 – será aplicado diretamente sobre as placas de identificação das edificações, e haverá outorga de certificado aos autores do projeto original ou representante.

E para festejar, a CPAT realizará uma exposição sobre as edificações que já foram agracidadas com o Selo ao longo das quatro edições realizadas. Além disso, também haverá o lançamento dos anuáris das edições de 2020 a 2023, que serão distribuídos pelo conselho.

Últimas

Política