Categories: Política

Cidadãos têm até domingo para sugerir políticas públicas ao governo

Termina às 22h deste domingo (16) o prazo dado a todo e qualquer cidadão para apresentar sugestões de políticas públicas e ações governamentais a serem adotadas pelo governo federal. Por meio da plataforma digital Brasil Participativo, é possível indicar quais políticas de governo devem ser priorizadas, bem como apoiar propostas apresentadas por outros cidadãos.

 

Até este sábado (15), mais de 1,28 milhão de pessoas colaboraram com a iniciativa de consulta participativa instituída pelo Plano Plurianual (PPA Participativo), o principal instrumento de planejamento orçamentário de médio prazo do Executivo.

 

Na plataforma, é possível ao cidadão indicar quais programas governamentais devem ser priorizados. Além disso, podem ser apresentadas propostas para o uso do orçamento federal, bem como manifestar apoio a propostas já apresentadas por outras pessoas. Isso pode ser feito bastando apenas estar logado em uma conta Gov.br.

 

Em sua reta final, a plataforma contabiliza 7.677 propostas; mais de 1,35 milhão de votos e quase 3,7 milhões de acessos, em meio a 1.284.386 participantes.

 

Segundo a Secretaria de Comunicação Social (Secom), nos primeiros seis meses de gestão, a iniciativa “promoveu um importante espaço de diálogo e engajamento com a população, permitindo que a sociedade colaborasse ativamente na elaboração de políticas públicas e na orientação para a aplicação de recursos governamentais nos próximos quatro anos (2024/2027)”.

 

Caravanas

O PPA Participativo teve também consultas presenciais, as chamadas Caravanas do PPA, com jornadas já concluídas em todas as unidades federativas. O ciclo de plenárias estaduais mobilizaram aproximadamente 35 mil pessoas nos 27 encontros.

 

A iniciativa de consulta popular foi citada em diversas oportunidades pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. “Quem vai escrever a história do Planejamento vai ser o povo brasileiro. Vamos colocar no PPA o que o povo quer; e gastar onde o povo precisa. Digam o que vocês querem para o Brasil”, discursou a ministra em maio, durante a plenária de Fortaleza.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Programa Diversidade de Gênero com Elas visa à inclusão de mulheres LGBTQIAPN+

Política pública da Secretaria da Mulher vai promover campanhas de conscientização e cursos sobre diversidade

10 minutos ago

Sindiveste celebra Júlia Theophilo, finalista em concurso de estilistas

Estudante do IFB se destacou em competição nacional de moda sustentável

16 minutos ago

b.car lança modelo de franquia que promete inovar mercado automotivo

Evento de apresentação foi promovido na noite desta quinta-feira (18/7) para celebrar e destacar a…

18 minutos ago

Saia de cetim é o must-have do momento

A saia de cetim permite a criação de diversos looks, do casual ao elegante

46 minutos ago

Campanha do Agasalho Solidário deste ano arrecada mais de 20 mil itens de inverno

As doações foram recebidas até quarta-feira (17) e estão sendo distribuídas para instituições sociais

2 horas ago

Como o apagão virtual afetou Brasília e o restante do País

Conversamos com um especilista que falou das consequências da pane e riscos futuros

2 horas ago