Após provocações, o ministro Mauro Vieira, das Relações Exteriores, enfatizou, neste domingo (15), a importância do Brasil no cenário bélico internacional.
“O Brasil é o maior país da América Latina, o 3º maior país de todo o continente americano, o 5° maior país do planeta. Nosso idioma é o 4° mais falado no mundo, e estamos entre os 10 maiores produtores de petróleo. Como não tem relevância? Só na cabeça de quem não conhece o Brasil”, disse o chanceler.
Por sua vez, o senador Sergio Moro (Podemos-PR), também tocando na questão da relevância do Brasil, afirmou que “o Brasil não tem relevância internacional suficiente para fazer qualquer diferença na guerra no Oriente Médio. A crise serve apenas para Lula exercitar a sua megalomania diplomática e para revelar o quanto a ideologia comprometeu a capacidade de parte da política brasileira de condenar atos terroristas.
As declarações de ambos os líderes políticos têm provocado discussões em torno da posição e da influência do Brasil no cenário internacional.
Veja:
O Brasil não tem relevância internacional suficiente para fazer qualquer diferença na guerra no Oriente Médio. A crise serve apenas para Lula exercitar a sua megalomania diplomática e para revelar o quanto a ideologia comprometeu a capacidade de parte da política brasileira de…
— Sergio Moro (@SF_Moro) October 15, 2023