GPS Brasília comscore

Câmara Legislativa celebra o empreendedorismo feminino no DF

O evento Women Development Summit, ocorreu na CLDF e destacou o empreendedorismo feminino e seu impacto econômico

Compartilhe:

Nessa quarta-feira (22), a Câmara Legislativa do Distrito Federal foi palco do Women Development Summit (WDS), um evento que se consolidou como uma experiência única no universo do empreendedorismo feminino e seus reflexos no desenvolvimento econômico local. O WDS reuniu mulheres inspiradoras que compartilharam suas histórias de superação, sucesso e transformação do cenário dos investimentos.

O evento contou com painéis conduzidos por empreendedoras de destaque, que se tornaram referência no mundo dos negócios, na capital federal. O foco estava em destacar não apenas os desafios enfrentados, mas também nas soluções inovadoras e no impacto positivo que as mulheres empreendedoras têm na economia do Distrito Federal.

O evento teve início com uma benção ecumênica realizada pelo Frei Rogério, da paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, que antecedeu a abertura oficial que ficou sob a responsabilidade da Deputada Distrital Paula Belmonte, que também é autora da Lei nº 14.667/2023.

Esta lei institui a Semana Nacional do Empreendedorismo Feminino, celebrada dia 19 de novembro, um marco importante no reconhecimento e promoção das conquistas das mulheres no mundo dos negócios.

“Nós preparamos essa tarde com muito carinho, com mulheres que fazem a diferença na nossa sociedade brasiliense, mas também com mulheres que ainda não tem nenhum empreendimento, e estão em busca de motivação, de inspiração, de conhecimento”, detalha a Deputada Paula Belmonte. 

Entre as presenças notáveis estavam grandes líderes femininas empreendedoras do DF, que compartilharam suas experiências e visões sobre o papel das mulheres no cenário empresarial. A apresentação do WDS ficou sob a responsabilidade da jornalista e sócia fundadora do GPS Brasília, Paula Santana. “Reunir todas essas grandes mulheres em um mesmo evento não é fácil, então vamos aproveitar bastante a tarde”, afirmou Paula. 

A presidente da Câmara de Mulheres Empreendedoras da Fecomércio, Beatriz Guimarães foi a mediadora de todos os painéis da tarde. “É uma honra participar deste evento com tantas mulheres inspiradoras e que movem a economia do DF”, ressalta Beatriz.  Também esteve presente a presidente do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura, Ana Claudia Badra, formando assim uma tarde de vários ensinamentos.

Deputada Paula Belmonte
Beatriz Guimarães, Ana Cláudia Badra, Frei Rogério e Paula Santana

O Women Development Summit

O WDS abordou temas diversos, desde estratégias de negócios até desafios enfrentados. Os participantes tiveram a oportunidade de presenciar painéis formados por grandes empreendedoras dos mais variados setores. 

Ao todo foram sete painéis que contaram com nomes expressivos no comando de grandes empresas, como o Sabin, Ferragens Pinheiro, Big Box, Grupo Smaff, Grupo Levvo. Foram debatidos temas, que iam da importância da mulher empreendedora para o desenvolvimento e para a economia, a desafios e oportunidades. Janine Brito, CEO do Grupo Pinheiro, e presidente do LIDE Mulher, falou sobre a experiência dessa troca de vivências. “Aqui temos empreendedoras de várias gerações, viver esse momento é muito enriquecedor”, enaltece. 

A cofundadora do grupo Sabin, a doutora Janete Vaz, detalhou a importância de Brasília como uma capital do empreendedorismo, além de destacar todo o sucesso da empresa que fundou em 1984, com a amiga Sandra Costa. “Essa pauta do empreendedorismo feminino é muito importante, precisamos sempre conversar sobre esse assunto. Eu cheguei em Brasília, com um diploma, um sonho, e achei uma amiga, que é a Sandra. Foi assim que começamos o Sabin. Não é fácil, mas Brasília é um solo rico para isso”, explica Janete.

“Eu falo que empreendedorismo não tem gênero, você precisa ter um sonho e muito trabalho. Começamos com quatro colaboradores, passamos por quatro mudanças de moedas, hoje o Sabin possui mais de 7 mil colaboradores, em todas as regiões do Brasil. Nós faturamos R$ 1,6 bilhão no ano passado, na receita familiar de capital fechado, com este faturamento, nós somos a 11ª empresa economicamente no Brasil, mas entre as empresas fundadas por mulheres, nós somos o primeiro lugar do Brasil”, diz orgulhosa do legado construído, Janete Vaz.

Deborah Carvalhido e Janete Vaz
Primeiro painel com as presenças de Bruna Habka, Grupo Big Box, Janine Brito, CEO Grupo Pinheiro, Fernanda Machado, Grupo Smaff, Teresa Vendramini, presidente da Sociedade Rural Brasileira, Janete Vaz, Grupo Sabin, e Beatriz Guimarães, Presidente da Câmara de Mulheres Empreendedoras do DF, como mediadora

O evento, foi uma realização da PSR, empresa de relações públicas, com correalização do CMEC (Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura), Fecomércio DF, Câmara de mulheres Empreendedoras do DF, do Sebrae-DF e apoio do Sesc-DF, além da presença do corpo de economistas do Banco de Brasília (BRB), patrocinador master do evento, orientando sobre educação financeira. 

A noite foi concluída com uma Sessão Solene presidida pela anfitriã, Paula Belmonte, no lançamento da Frente Parlamentar do Empreendedorismo Feminino, e contou com a presença da Deputada Federal Bia Kicis e da Senadora Damares Alves.

Falas inspiradoras 

O evento ressaltou a importância da diversidade e inclusão nos negócios, destacando que o empreendedorismo feminino não apenas impulsiona o crescimento econômico, mas também promove uma sociedade mais equitativa e justa.

O Women Development Summit na Câmara Legislativa do DF foi, sem dúvida, um marco para o empreendedorismo feminino na região, reunindo líderes, inspirações e criando um espaço vital para o compartilhamento de conhecimento e o fortalecimento da presença das mulheres nos negócios. 

Dos presentes, vários deixaram falas inspiradoras para todos os que estavam participando do evento. A Coluna Paula Santana, separou momentos importantes da tarde. 

Ana Cláudia Badra e Benigna Venâncio

“É um prazer muito grande poder compartilhar com vocês essa experiência de várias mulheres inspiradoras, várias mulheres que sofreram, que tiveram dificuldade de chegar onde chegaram, mas que hoje são exemplos de vida e de empreendedorismo. É impressionante como todas nós mulheres temos uma mentalidade empreendedora, é só a gente desenvolver que chegaremos longe”, Ana Claudia Badra, presidente do CMEC

“Hoje é dia de valorizar a mulher empreendedora. Dia de falar sobre amor, perseverança e coragem. Queremos encorajar todas nós mulheres, a gerenciamos nossos próprios negócios, e exaltar as que já atuam em posição de liderança”, Paula Santana, jornalista e sócia fundadora do Grupo GPS Brasília

José Aparecido, presidente do Sistema Fecomércio

“A população brasileira hoje é formada por 52% de mulheres, ou seja, vocês decidem o destino do País. No Distrito Federal, nós temos cerca de 224 mil empresas na nossa base da Fecomércio, e quase 80 mil empresas são de mulheres. O empreendedorismo feminino dentro do DF é muito importante. Sejam empreendedoras”, José Aparecido, presidente do Sistema Fecomércio

Giselle Ferreira, Secretária da Mulher

“Este evento precisa estar em todos os lugares da nossa capital. Precisamos ter mais mulheres em espaços de poder. Falar de empreendedorismo é feminio é colocar a mulher onde ela quiser estar” Giselle Ferreira, Secretária da Mulher

Eugênia Regina de Melo, Diretora Executiva de atacado e governo do Banco de Brasília

“Estou muito feliz de fazer parte desse momento, como mulher e como mãe, e representando um banco que leva Brasília no nome, e estamos aqui para apoiar as mulheres em um ponto importante, a parte financeira, o BRB, é sempre um aliado para ajudar essas mulheres empreendedoras”, Eugênia Regina de Melo, Diretora Executiva de atacado e governo do Banco de Brasília

Rose Rainha, superintendente do Sebrae-DF

“O empreendedorismo feminino hoje no Sebrae é uma pauta de muita importância. Pela primeira vez temos uma diretoria com três mulheres, então nós temos um compromisso moral de valorização dessa pauta, e de fazer políticas verdadeiras que valorize e faça crescer o empreendedorismo da mulher no DF”, Rose Rainha, superintendente do Sebrae-DF

Confira os cliques do evento: