Câmara aprova aumento de penas para quem causar queimadas

Projeto de Lei aprovado por deputados quer ampliar tempo de prisão para 3 a 6 anos; texto vai ao Senado

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira (2), projeto de lei que prevê aumento de penas para quem provoca incêndio em floresta e em outras formas de vegetação. O texto ainda precisa passar pelo crivo do Senado Federal.

Atualmente, a pena prevista para o crime é de 2 a 4 anos de reclusão e multa. O PL quer ampliar o tempo de prisão para 3 a 6 anos, além de estabelecer a proibição, por cinco anos, do condenado de contratar com o poder público ou receber subsídios.

Em caso de crime culposo, a pena passaria de 6 meses a 1 ano e multa para 1 a 2 anos e multa. Outra medida prevista na proposição é o novo agravante de todos os crimes tipificados na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98). 

O PL ainda cria novos agravantes para o crime, como expor a perigo iminente e direto a população e a saúde pública em centros urbanos; se o incêndio atingir áreas de unidades de conservação ou áreas sujeitas, por ato do poder público, a regime especial de uso; se cometido por duas ou mais pessoas; com a finalidade de obter vantagem pecuniária para si ou para outro; e expondo a perigo iminente e direto espécies que constem de lista oficial de espécies ameaçadas de extinção.

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 43

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI