GPS Brasília comscore

Grande incêndio destrói parte da Floresta Nacional de Brasília

Chamas já destruíram cerca de 30% da Flona
Pelo menos 20 bombeiros e seis viaturas foram deslocados para enfrentar as chamas na Flona | Foto: Divulgação/ CBMDF
Pelo menos 20 bombeiros e seis viaturas foram deslocados para enfrentar as chamas na Flona | Foto: Divulgação/ CBMDF

Compartilhe:

Um incêndio de grandes proporções está afetando seriamente a Floresta Nacional de Brasília (Flona), provocando uma densa nuvem de fumaça visível em diversas áreas da cidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) 30% da floresta já foi atingida.

Desde a última terça-feira (3), dia em que Brasília registrou a menor umidade da história, equipes de combate foram enviadas para o local, mas ainda não há outros dados oficiais sobre a magnitude do incêndio. Pelo menos 20 bombeiros e seis viaturas foram deslocados para enfrentar as chamas.

“Os profissionais estão em combate, tentando debelar o fogo, mas as altas temperaturas, o clima seco, o vento e as chamas intensas têm dificultado bastante a atuação,” informou o Corpo de Bombeiros.

Em entrevista coletiva que ocorreu nesta quarta-feira (4), os bombeiros disseram que ainda não há previsão para que as equipes consigam extinguir as chamas na Flona.

 

Incêndio criminoso?

Embora não haja evidências conclusivas até o momento,  existe a suspeita de que este incêndio específico tenha origem criminosa. O CBMDF informou que o fogo começou dentro da floresta, com três focos distintos, o que é incomum.

“Normalmente, um incêndio começa em uma área e se espalha. Dada a forma como começou, tivemos que dividir a equipe, o que dificultou o combate. Muitas vezes, corremos o risco de sermos cercados pelas chamas”, disse um representante da corporação.