GPS Brasília comscore

Brasília é destacada nas telonas como cenário de diversas produções cinematográficas

Capital seduz cineastas com sua acessibilidade, exuberância e imponência visual

Brasília é uma tradução livre da palavra diversidade. No dia a dia, se ouve o “s” puxado do carioca, o “r” forte do paulista, o “uai” do goiano, o “trem bão” do mineiro, compondo a sonoridade da capital. No urbanismo, os traços de Oscar Niemeyer deram forma a uma cidade de contrastes: ao mesmo tempo uma urbe, marcada por edificações e monumentos, incrivelmente moderna, como se observa no Museu Nacional da República, a exemplo de uma das últimas construções do mestre em vida.

Essa mistura de estilos e influências atrai olhares de brasileiros e estrangeiros. Para quem mora na capital, o cenário pode se tornar cotidiano, mas para visitantes, o impacto visual é imediato. Foi assim desde os primórdios, quando, em 1959, Brasília foi apresentada ao mundo no primeiro filme inteiramente produzido aqui. Ainda cercado por obras e terrenos que viriam a se tornar bairros, o cineasta Gerson Tavares contou a história de um casal desajustado isolado em uma mansão no Lago Sul no filme Amor e Desamor.

Pequenas Criaturas | Foto: Divulgação

Mais de sessenta anos depois, o cinema encontrou em Brasília um ambiente cada vez mais promissor. A cidade, antes à sombra dos pólos tradicionais de produção, como Rio e São Paulo, se firmou como cenário para o audiovisual. “Além do forte investimento em incentivos fiscais para o audiovisual, Brasília tem essa mistura entre modernidade e história, o que atrai muitos cineastas“, explica Fernando Toledo, diretor cultural especializado em produção de locação para cinema, internet e TV.

Há muito talento local e uma estrutura técnica de suporte que vem se desenvolvendo muito”, pontua Toledo, com quase duas décadas de atuação neste segmento na capital. A escolha de uma locação envolve um extenso checklist: condições técnicas, espaço para equipe, ruídos da vizinhança, logística de filmagem, acessibilidade e custos operacionais. “É analisado se dá para filmar ali, se tem espaço para a equipe, se tem recuo, se o andar não é muito alto, o barulho na vizinhança, a proximidade com escolas e praças públicas, o tempo que leva para sair a autorização”, elenca.

Felizes para Sempre | Foto: Divulgação

A chavinha virou e a capital invadiu as grandes telas como os cenários de diversos perfis de produções. Parece que nossos criadores já sabiam que os desenhos sairiam dos croquis e ganhariam o destaque que toda concepção criativa e inovadora merece.

Personagem das telas

Nos últimos anos, Brasília esteve presente em diversas produções de repercussão. O ganhador do Oscar Ainda Estou Aqui teve cenas gravadas na cidade, incluindo o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional, onde uma repórter narra o relatório da Comissão da Verdade. “A íntegra não chegou à obra finalizada, por uma preferência de utilizar imagens de apoio, como as fotos de Vladimir Herzog, Stuart Angel e do deputado Rubens Paiva, sob as falas da personagem. Mas, mesmo assim, a passagem por Brasília é histórica e reforça a relevância e o profissionalismo do mercado audiovisual da cidade”, afirma o produtor.

Ainda Estou Aqui | Foto: Divulgação

Produções como Faroeste Caboclo, Eduardo e Mônica, Capitão Astúcia e Justiça 2 também utilizaram suas paisagens. Brasília ainda chamou atenção internacional com A Machine To Live In, documentário de 2020 de Yoni Goldstein e Meredith Zielke filmado ao longo de oito anos.

A cidade planejada e organizada não influenciou apenas na qualidade de vida do brasiliense, mas também foi um dos chamarizes para o mundo audiovisual. O motivo principal é o controle mais eficiente da produção, com menos imprevistos em relação a trânsito e barulho, por exemplo. “Isso tudo sem falar da luz natural de Brasília que não tem igual em lugar nenhum. A capital tem a luz que todo fotógrafo sonha em fotografar”, complementa Toledo.

Justiça 2 | Foto: Divulgação

Quando produziu o segundo filme da adaptação das canções de Renato Russo para o cinema, o diretor René Sampaio comentou: “Eduardo e Mônica é um triângulo amoroso com a cidade, que é uma parte da história. Ela é uma cidade-personagem”. E completou: “Visualmente, a capital é sensacional. Pela arquitetura, pelo céu, pela luz, pela beleza em geral. O contraste do que é bonito com o que é feio. Tem a questão estética que eu gosto de explorar, tento colocar nos planos abertos em contradição com os planos fechados. E tem a narrativa, acho que Brasília faz pessoas, tempos e espaços diferentes”.

Eduardo e Mônica | Foto: Divulgação

Boa anfitriã

Incentivos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, e a atuação da Film Commission Brasília facilitam autorizações para filmagens em áreas públicas. “Há também o apoio do Brasília Convention Bureau, que aproxima as produções do trade turístico local“, destaca Toledo.

Outro diferencial é a segurança e infraestrutura. O suporte da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Detran e outros órgãos governamentais permite o fechamento de ruas e organização de trânsito sem maiores dificuldades. Segundo o diretor Renato Barbieri (Pureza e Servidão), esse tipo de mobilização é essencial para produções de grande porte. “Em Brasília conseguimos fechar ruas e áreas públicas para uma produção porque a população e as autoridades entendem que o cinema gera um retorno significativo para a cidade”, diz.

Curta Via Sacra | Foto: Divulgação

Embora esse tipo de facilidade não tenha custo financeiro direto para as produções, o retorno para Brasília é imenso. Geração de empregos locais, movimentação da economia em setores como hospedagem, alimentação e transporte, e a projeção da imagem da cidade para o Brasil e o mundo são apenas algumas das recompensas. “É um diferencial enorme em comparação com outros grandes centros audiovisuais, como Rio de Janeiro e São Paulo”, ressalta Toledo.

Nosso aeroporto é considerado um dos melhores da América Latina em termos de infraestrutura e qualidade de serviços. No setor privado, o trade turístico, que inclui hospedagem, transporte e alimentação, oferece tarifas especiais e apoio logístico integral às obras. Locais particulares, na grande parte das vezes cheios de história, agregam um valor imenso às produções, como o icônico Brasília Palace Hotel, queridinho de diretores e cineastas.

Nossa história com o cinema

Desde a sua construção, o Planalto Central despertou uma enorme curiosidade em várias partes do Brasil e do mundo. Como disse o grande cineasta brasileiro Vladimir Carvalho durante entrevista a Fernando Toledo para a série Brasília Cidade Turística e Cinematográfica, “quando se lançou a pedra fundamental, Brasília já estava presente na imprensa escrita, falada e cinematografada. Isto é um vaticínio! Ela tinha que respeitar a arte cinematográfica. De repente, Brasília, ao ser partejada, nascida, conheceu a luz do dia já filmada”.

Capitão Astúcia | Foto: Divulgação

Ao falar sobre o crescente fluxo cultural na capital, é impossível deixar de fora o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, um dos mais tradicionais e importantes do País, consolidando a cidade como um polo de referência para o cinema nacional. Historicamente, o público do festival sempre foi um dos mais temidos por quem trabalha no setor, pelo seu olhar crítico e exigente.

O festival, criado em 1965 como Semana do Cinema Brasileiro, é promovido anualmente pelo GDF e é realizado no Cine Brasília, outro protagonista quando o assunto é audiovisual brasileiro, já que mantêm viva a essência dos cinemas de rua.

O potencial de Brasília em diferentes vertentes não surpreendeu. O que nasceu de um sonho virou cenário para novos sonhos. Os traços de Niemeyer, que um dia eram apenas croquis, tornaram-se um dos palcos mais fascinantes do cinema nacional e internacional.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

 Iniciar uma trajetória em direção a um estilo de vida …

Disponível no Amazon Prime Video, o filme sobre o Bvlgari …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.