No ano em que completa 65 anos, Brasília ultrapassou fronteiras e desembarcou em solo francês para ser homenageada em uma das mais emblemáticas construções da arquitetura moderna, a Cité Radieuse, em Marselha. A exposição Brasília – Da Utopia à Capital, que integra a programação oficial da Temporada Cruzada Brasil-França 2025, estreou no dia 19 de abril com uma celebração à altura da capital brasileira. Em apenas uma semana, a mostra já atraiu cerca de 1.500 visitantes e conquistou o público europeu com sua combinação de arte, memória e urbanismo.

Consul Geral do Brasil em Marselha Embaixador Carlos Alfonso Iglesias Puente e Danielle Athayde
Com curadoria da artista e produtora cultural Danielle Athayde, a exposição promove um diálogo simbólico entre os traços modernistas de Le Corbusier e a genialidade dos arquitetos brasileiros Lucio Costa e Oscar Niemeyer. No acervo, estão reunidas cerca de 300 obras, entre maquetes, esculturas, fotografias raras e criações contemporâneas inspiradas na cidade. Um dos destaques é a Coleção Brasília, acervo Domício e Izolete Pereira, atualmente sob a curadoria do historiador Cláudio Pereira, filho do casal de colecionadores.

Felipe Ramon Moro Rodríguez Sub Secretário de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF

Maxime Forest Proprietário da galeria Kolektiv Cité Radieuse
A noite de abertura reuniu 280 convidados entre diplomatas, artistas, arquitetos e representantes culturais, incluindo o subsecretário de Patrimônio Cultural do DF, Felipe Rámon, e o cônsul-geral do Brasil em Marselha, embaixador Carlos Alfonso Iglesias Puente. A programação se estendeu por três dias e incluiu uma conferência sobre o modernismo na contemporaneidade, uma exposição fotográfica do artista Fábio Colombini e a mostra de cinema Brasília Viva, com exibição de filmes que ampliam o olhar sobre a história e os símbolos da capital federal.
A mostra segue em cartaz na Galerie Kolectiv Cité Radieuse na Unité d’Habitation Le Corbusier até 25 de maio, com entrada gratuita. A realização é do Instituto Brasileiro de Inovação Cultural (Ibranova), em parceria com o Governo do Distrito Federal, o Instituto Guimarães Rosa e o consulado do Brasil em Marselha e tem coordenação geral da Artetude Produção.