O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) compartilhou um vídeo, nesta segunda-feira (20), para comemorar o retorno de Trump à presidência dos Estados Unidos.
O conteúdo, que mostra várias imagens dos dois juntos, faz alusão a uma eventual candidatura de Bolsonaro nas eleições de 2026, apesar de sua atual inelegibilidade decidida pelo Tribunal Superior Eleitoral.
“A luta precede a vitória”, destaca o vídeo, enquanto são mostradas cenas do ataque a tiros sofrido por Trump durante a campanha eleitoral de 2024.
Uma voz narradora completa: “Hoje, nossos irmãos são honrados em poder recomeçar por lá. Amanhã, temos certeza: recomeçaremos aqui”, enquanto mais imagens de Bolsonaro ao lado de Trump são exibidas.
O vídeo encerra com a mensagem: “Parabéns pela posse, presidente Trump! Para nós, 2026 é logo ali”.
No último dia 16 de janeiro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, negou o pedido de Jair Bolsonaro para que seu passaporte fosse devolvido, impossibilitando sua ida aos Estados Unidos para a posse de Trump.
Ver essa foto no Instagram
Entenda
O documento foi apreendido em fevereiro de 2024, após uma operação da Polícia Federal que investiga a participação de Bolsonaro em um suposto plano de golpe de estado no final de 2022.
De acordo com Moraes, “o cenário que fundamentou a imposição de proibição para se ausentar do país, com entrega de passaportes, continua a indicar a possibilidade de tentativa de evasão do indiciado Jair Messias Bolsonaro, para se furtar à aplicação da lei penal”.
A defesa de Bolsonaro recorreu da decisão, mas o recurso também foi negado.