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Birkin Bag: quarenta anos de um ícone fashionista

É extremamente comum encontrar pessoas em vôos e escalas, mas também é difícil imaginar que um momento tão corriqueiro da vida pudesse dar origem àquela que, hoje, é considerada a maior it-bag de todos os tempos. Pois foi exatamente assim.

Durante um vôo de Paris para Londres em 1981, um encontro entre a cantora e atriz inglesa Jane Birkin e o então presidente da Hermès, Jean-Louis Dumas, resultaria na criação da Birkin, que em 2024 celebra seus quarenta anos de existência.

Jane era um ícone fashion da época, e a Hermès já havia sido alçada ao sucesso quando uma Grace Kelly foi flagrada usando a bolsa – que hoje carrega o seu nome – para disfarçar os sinais da gravidez de sua primeira filha com o príncipe Rainier de Mônaco, lá nos anos 50.

Já sendo mãe de três filhos, Jane usava uma cesta de vime como bolsa e estava com o item no avião – há quem diga que um de seus maridos atropelou a cesta propositalmente – quando acabou por derrubar todos os itens dela. Sem saber que se sentava ao lado do presidente da maison, reclamou que era difícil encontrar uma bolsa que coubesse todos os seus itens e ao mesmo tornasse fácil a procura por eles dentro da bolsa.

Jane carregando a bolsa cesta, e em 2013, com o modelo da Hermès (Foto: Reprodução/Twitter)

Já devidamente apresentados, Dumas pediu à Jane que desenhasse um modelo. O primeiro rascunho da Birkin foi feito em um saco de vômito do avião. E três anos após o encontro, em 1984, a bolsa foi oficialmente lançada, carregando o nome de quem a desenhou e inspirou.

De uma elegância ímpar e simplicidade impressionante, Jane não se rendeu ao status de it-bag da bolsa: todos os royalties eram doados para instituições de caridade, além de nunca ter aceitado usar mais de uma Birkin por vez. Só pedia por uma nova depois de já ter desgastado a anterior, sem que fosse possível remendar ou fazer qualquer tipo de conserto na peça.

O ícone

Como é de se imaginar, uma Birkin não é o tipo de bolsa produzida em larga-escala. A Hermès sempre priorizou a produção artesanal dos seus acessórios, e não seria diferente com a queridinha. Cada peça leva de 18 a 25 horas para ser confeccionada. Estima-se que existam cerca de 300 mil em circulação.

A Birkin está disponível em cerca de três tamanhos: 25, 30 e 25 centímetros e é toda feita artesanalmente, costurada à mão. O curtimento do couro é feito de maneira inteiramente vegetal, fazendo com que a pele de vaca receba um acabamento transparente.

A bolsa é grande, retangular, plana, resistente e espaçosa. Talvez não sejam essas as qualidades que quem busca uma bolsa de luxo esteja procurando, mas até isso a Birkin consegue entregar. Sua elegância e versatilidade permite que o acessório transite de uma ida ao mercado à uma festa sofisticada. Ter uma Birkin também traz a garantia de cuidado e manutenção vitalícios da maison. Mais do que uma bolsa, dizem que Birkins são um investimento mais seguro que muitos negócios por aí, e quem é que pode discordar?

“It’s not a bag, it’s a Birkin”

Foto: Reprodução/Twitter

A Birkin não foi considerada um sucesso logo de cara: sua alçada ao posto de it-bag veio com os anos 90, onde outras peças igualmente icônicas como a Lady Dior e a Baguette, da Fendi, estouraram.

Filmes e seriados de televisão também ajudam a alçar o valor da bolsa: desde uma Samantha Jones determinada a obter a it-bag a qualquer preço em ‘Sex and the City’, ainda nos anos 90; até uma clássica ‘Birkin mom‘ como a Lily Van der Woodsen de ‘Gossip Girl’, que tinha a peça como uma de suas favoritas e era vista usando modelos variados da bolsa para compor seus looks. Até no icônico ‘Parasita’ a bolsa aparece, durante uma visita ao closet da matriarca da família Park, onde as peças ficavam expostas como troféus.

Foto: Divulgação

Muitas celebridades são admiradoras confessas da marca: a posh-spice Victoria Beckham supostamente possui mais de 100 modelos; Kris Jenner fez um closet apenas para expor as Birkins de sua coleção, e também presenteou a filha, Kylie, com modelos raríssimos da maison. As outras irmãs Kardashian-Jenner também possuem várias Birkins pra chamar de suas.

Jay-Z imortalizou na sua canção ’30 Something’ ao expor a coleção da esposa, Beyoncé. Ironicamente, em seu mais recente álbum, a cantora mandou um ‘This Telfar bag imported, Birkins, them shits in storage” na canção Summer Renaissance, sugerindo que a fase das Birkins tenha passado.

É comum ver a rapper Cardi-B ostentando suas peças nos stories de seu instagram. Jennifer Lopez, Drake, Kate Moss, Mary-Kate e Ashley Olsen também são Birkin lovers.

E a maior prova da relevância e importância da Birkin para a Moda é o fato de que nem todo o dinheiro, fama e poder te permitem tê-la em mãos na hora que quer: você pode até ter poder aquisitivo suficiente para desembolsar rapidamente uma quantia astronômica e ter a bolsa, mas ‘apenas’ isso não é suficiente.

Primeiramente, não é possível comprá-la diretamente pela internet. Vai ser necessário se dirigir a uma loja e criar intimidade com alguma vendedora que possa te colocar na fila de espera, que pode se prolongar por meses, e até anos. Aqui no Brasil existem três lojas da Hermès.

Ter uma vendedora de confiança é importante, pois você ainda precisa provar o seu amor pela marca: A Hermès prioriza os clientes que conheçam, entendam e sejam apaixonados por ela. É preciso fazer uma prova de compra de outros itens, e se a Birkin for sua primeira peça da marca, esqueça. Mesmo com tudo isso, não é garantia que a bolsa na cor ou material escolhidos por você esteja disponível.

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