Nesta terça-feira (1º), o avião presidencial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), modelo VC-1, apresentou um problema técnico logo após a decolagem na Cidade do México.
Segundo o G1, fontes do governo informaram que o problema já havia sido solucionado, mas os pilotos precisaram aguardar o consumo de combustível para iniciar o retorno ao aeroporto. A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que uma troca de aeronave deve ocorrer antes do retorno a Brasília.
O presidente Lula estava na Cidade do México para a posse da presidente Claudia Sheinbaum. Na semana anterior, Lula participou da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York.
A equipe de Lula continua em contato com o Palácio do Planalto por meio de mensagens e se encontra tranquila. Um membro da comitiva informou que, apesar da pane, a situação está sob controle e que aguardam o pouso.
Uma das hipóteses para o problema técnico, a ser confirmada, é que uma colisão com um pássaro pode ter ocorrido, resultando na necessidade de retorno à Cidade do México e da troca da aeronave.
A FAB emitiu um comunicado detalhando o ocorrido. A íntegra do comunicado afirma que “a aeronave presidencial VC-1 apresentou um problema técnico após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México. Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para que a aeronave retorne ao mesmo aeródromo da decolagem.”
Em janeiro, outro incidente envolveu o avião presidencial que transportava a equipe de segurança de Lula em Campina Grande, Paraíba. Na ocasião, a aeronave não conseguiu decolar devido a uma pane, mas o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) garantiu que não houve riscos para o presidente ou sua equipe.
Não há informações se a aeronave que apresentou o problema nesta terça-feira é a mesma do incidente em janeiro.