GPS Brasília comscore

Autor e poeta Paulo Leminski será o homenageado da Flip 2025

A Flip 2025 volta ao seu mês original, julho, após ser realizada em outubro de 2024

O escritor e poeta Paulo Leminski (1944-1989) será o autor homenageado da 23ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que ocorre de 30 de julho a 3 de agosto.

Tradição desde a primeira Flip, a escolha do autor homenageado promove novas leituras de sua obra. Elegendo Leminski como o grande nome da vez, o festival joga luz sobre a poesia brasileira, sobretudo a chamada poesia marginal – como o fez na edição passada, quando destacou o gênero da crônica ao homenagear o escritor e jornalista João do Rio, pseudônimo mais famoso de Paulo Barreto (1881-1921), um dos pioneiros do jornalismo literário no Brasil.

 

Quem foi Paulo Leminski

Nascido em Curitiba, Leminski foi um artista múltiplo. Além de escritor, foi jornalista, crítico literário, publicitário, músico, tradutor e judoca. Ainda assim, sobressai em sua obra a poesia, concebida com uma identidade muito própria, em uma criação que abarcava o popular por meio de ditados, trocadilhos e gírias.

A vida e a obra do autor são tratadas com maior profundidade durante o Ciclo do Autor Homenageado, que antecede a programação oficial da Flip.

 

Poeta best-seller

Leminski foi o nome que colocou a poesia na lista dos mais vendidos no Brasil, tradicionalmente dominada por títulos comerciais estrangeiros, autoajuda e clássicos da literatura mundial. O feito raro foi póstumo: Toda Poesia, obra publicada pela Companhia das Letras em 2013, reuniu pela primeira vez toda a trajetória poética do autor curitibano, em 426 páginas e 600 poemas.

A obra chegou ao topo das listas dos mais vendidos, desbancando o best-seller americano Cinquenta Tons de Cinza (de E.L. James), virou fenômeno literário e conquistou leitores de gerações mais novas.

“A poesia é uma expressão muito cara ao Brasil, país que tem uma relação tão íntima com a música, e o Leminski é uma espécie de embaixador dessa relação, por sua compreensão profunda de que a poesia e a música se misturam para comunicar melhor”, explica a curadora da Flip Ana Lima Cecilio, em comunicado à imprensa.

“Além disso, sua produção em prosa e em textos críticos é fundamental para entender um contexto da produção literária brasileira, que passa pelo concretismo, tão importante na poesia brasileira, mas também por um processo de multiplicação, com a poesia marginal, a autopublicação e a democratização literária como um todo”, completa.

 

Flip será em julho

A Flip 2025 volta ao seu mês original, julho, após ser realizada em outubro do ano passado, dois anos seguidos em novembro e outros dois sendo feita online por conta da pandemia de covid-19 Ainda não há informações sobre programação ou autores confirmados.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Dos olhos ao banho, passando por perfumes e séruns poderosos: …

A busca pela harmonia facial vai muito além do rosto

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.