Confira algumas dicas para abordar esse temas com crianças e adolescentes
crianças
HABITAT: o novo espaço de lazer para famílias em Brasília
O ecossistema perfeito para toda a família espera por você
Convivência com pets em casa contribui para desenvolvimento de bebês e crianças
Fortalecimento do sistema imunológico, estimulação cerebral, comunicação e alívio do estresse são alguns dos benefícios
5 livros para ler com as crianças nas férias escolares
Criar hábito da leitura na infância contribui para a saúde e pode ser adotado de maneira divertida
Celebre o 85º aniversário do Batman no Taguatinga Shopping
Uma experiência de compras temática celebrando um dos maiores Super-Heróis da DC e um ícone da indústria do entretenimento encantará pais e crianças
Dia D contra a poliomielite imunizou mais de 10 mil crianças
A Secretaria de Saúde do DF (SES) promoveu, no sábado (8), o Dia D de vacinação contra a poliomielite, doença que causa paralisia infantil. Com foco em crianças abaixo de 5 anos, foram aplicadas 10 mil doses da vacina. A campanha contou com a participação direta de 2 mil servidores da saúde, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e outros.
As regiões administrativas de Samambaia, Ceilândia, Pôr do Sol e Sol Nascente destacaram-se por aplicarem mais de mil doses da vacina.
O calendário vacinal de rotina já atingiu 86,5% do público prioritário em Brasília. A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, fez um apelo ao lado do ícone dessa luta, o Zé Gotinha: “Hoje é um dia muito importante, pois participamos desse movimento nacional pela recuperação das coberturas vacinais. Não podemos permitir que a poliomielite retorne ao território brasileiro. Tragam seus filhos para vacinar”.
A meta da SES é atingir 95% do público elegível. No DF, a estimativa da população prioritária para a imunização é de 177 mil crianças. Existem mais de 90 pontos de atendimento, com doses também para prevenção de dengue, covid-19 e gripe, voltadas a diferentes faixas etárias. “Nós vamos às escolas, às feiras, aos supermercados, a todos os lugares com a vacina. O Distrito Federal aumentou 4% em todas as coberturas vacinais e vamos conseguir chegar a 95% de cobertura contra a pólio, a vacinação é a única forma de prevenção”, garantiu a secretária.
Ricardo Rodrigues, 36 anos, morador de Ceilândia, levou o filho Oliver, de 2 anos e quatro meses, para tomar a gotinha. “A gente viu a campanha na TV; e, como é uma doença muito séria, não tem o que pensar, só trazer”, disse.
A técnica de enfermagem Célia Regina trabalha há 24 anos na SES e aplicou a vacina no menino. “Eu já apliquei gotinha em muitas crianças, mas ele foi muito corajoso. Às vezes, a criança até se debate de medo. Ele ficou bonzinho”, relatou.
“Mesmo que o cartão vacinal esteja atualizado, é necessário que a criança retorne para tomar a dose extra. Vale destacar ainda que esta é a última campanha utilizando gotas. A partir do segundo semestre, os reforços serão injetáveis”, explicou a gerente da Rede de Frios da SES, Tereza Luiza Pereira. Para receber as gotinhas, pais e responsáveis devem levar o cartão de vacinação e o documento de identidade das crianças.
Calendário vacinal em dia
Allan Felipe Ferreira, 32, morador de Sol Nascente, aproveitou a campanha para se proteger da gripe. “Vim participar porque é um evento muito legal que atende a população. Assim não perco tempo durante a semana”, contou.
Juceane Santiago, 38 anos, mãe de Ryan Santiago, 6 anos, levou o filho para vacinar. “Ele foi espertinho, disse que gosta de tomar vacina”. “Tem que tomar para não ficar doente”, relatou o pequeno Ryan, que já está protegido contra a gripe.
“A população deve manter o calendário vacinal em dia. Com a chegada do frio, é muito importante se proteger, principalmente as crianças. A vacina contra a gripe, por exemplo, ajuda na prevenção de doenças respiratórias, que são oportunistas nesse período”, ressaltou a coordenadora de Atenção Primária à Saúde da SES, Sandra Araújo.
Tatianne Pereira de Jesus, 34, moradora de Ceilândia, aproveitou o evento para fazer os exames rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C oferecidos pela SES. “Fiz esses exames rapidinho hoje, mas sempre vou no postinho me cuidar. Importante, né? A gente não pode brincar com essas doenças”, lembrou.
GDF Mais Perto do Cidadão
A campanha do Dia D foi realizada dentro do programa GDF Mais Perto do Cidadão, que está em sua 30ª edição. A iniciativa, que presta serviços gratuitos à população, ofereceu atendimentos do Na Hora, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus), da Polícia Civil do DF (PCDF), além de outros órgãos públicos. A iniciativa da Sejus já contabilizou cerca de 206 mil atendimentos desde o início do ano passado.
*Com informações da SES
Novidade: all inclusive premium no Tauá Resort Alexânia
Nos meses de julho e agosto, os hóspedes terão uma experiência inédita com a gastronomia all inclusive premium, além de até 25% de desconto
Crianças e adolescentes de 6 e 16 anos começam a ser vacinados contra a dengue
Distrito Federal já aplicou mais de 54 mil doses desde o início da imunização, em 9 de fevereiro
Festa ‘Made in BsB’ tem som da banda cover da Legião Urbana
Na véspera do aniversário de Brasília, as matinês da ‘Made In BsB’ ocorrem em três horários
Cobertura vacinal completa contra covid em crianças não chega a 12%
Fiocruz faz alerta para persistência no número de mortes
Páscoa encantada: celebre a chegada do Sr. Coelho no TGS
Na promoção Compre e Ganhe, shopping presenteia clientes com ovo Kopenhagen Mil Delícias. Criançada poderá participar de encontros com o personagem
Câmara quer aumentar período de internação de adolescente em conflito com a lei
A proposta também exige audiência de custódia antes de liberação
Mais de 22 mil crianças foram vacinadas contra a dengue no DF
A campanha de vacinação é exclusiva para as crianças de 10 e 11 anos de idade
Quer viver uma experiência diferente e entender de perto como funciona o Zoo de Brasília? A gente te conta como
Zoo Experiência abre 120 vagas para crianças e adultos em março
Vacinas contra a dengue estarão disponíveis em 63 endereços nesta quarta. Saiba onde
Em cinco dias, o Distrito Federal já vacinou 11.262 crianças de 10 e 11 anos
DF chega a 10 mil crianças vacinadas contra a dengue
Na segunda-feira (12) foi a vez de 2.091 crianças de 10 e 11 anos receberem o imunizante na rede pública de saúde
Crianças podem se vacinar contra dengue nestas segunda e terça de Carnaval
DF chega a 7,8 mil doses aplicadas do imunizante contra a doença
DF chega a 7 mil vacinas contra a dengue aplicadas em crianças
Imunização segue durante todo o Carnaval em 15 unidades básicas de saúde
Mais de 3,6 mil crianças são vacinadas contra dengue no primeiro dia de campanha no DF
Idade foi reduzida e nesta etapa só estão sendo imunizadas crianças de 10 e 11 anos
Folia para a criançada? Conheça o Bloquinho do Mané
Evento acontecerá de 2 a 13 de fevereiro, com entrada gratuita para todos.