GPS Brasília comscore

Longe das telas! Confira algumas brincadeiras antigas para as crianças

Queimada, pega-pega, telefone sem fio e cabra-cega são opções de brincadeiras para divertir os pequenos nas férias

Como será que os pais faziam para entreter as crianças em época de férias quando os smartphones ainda não existiam? Os Millennials, também chamados de Geração Y, sabem como era possível se divertir mesmo sem as telas. Com as quadras e parques de Brasília, espaço para brincar não falta. 

Joelhos ralados à parte, os jovens adultos de hoje utilizavam mais os espaços abertos da cidade e criavam brincadeiras criativas. 

Para relembrar os velhos tempo e para dar aos pais opções de divertimento longe das telas para as crianças, o GPS|Brasília fez uma lista com algumas brincadeiras antigas. Olha só: 

 

Bets

Para jogar, é preciso de tacos, uma bolinha e um alvo. Um time é formado por uma dupla, onde cada integrante é dividido entre arremessadores e rebatedores. Desenha-se dois círculos distantes, conhecidos como bases, e, em cada um, fica um dos participantes.

Os arremessadores tentam acertar os alvos com as bolinhas, e os defensores precisam rebater a bolinha. Depois de rebater, precisam trocar de base com o outro rebatedor, encostando um taco no outro. Enquanto eles trocam, os arremessadores podem tentar acertar o alvo. 

 

Telefone sem fio

Um grupo de crianças se reúne em um círculo e uma mensagem é passada no ouvido de cada um, até chegar ao último, que, provavelmente, receberá um recado diferente do inicial. 

 

Cabra-cega

Um dos participantes é vendado e deve tentar pegar os outros sem conseguir vê-los. Quando a cabra-cega conseguir pegar alguém, essa pessoa será a nova cabra-cega.

 

Siga o mestre

Nessa brincadeira, o “mestre” deve fazer algum movimento e os demais participantes devem imitá-lo com o máximo de fidelidade. As poses incluem movimentos, gestos, cambalhotas, rodopios e outros. 

 

Pega-pega

Toda criança que nasceu nos anos 90 já participou dessa brincadeira. Nela, um dos participantes será o pegador. Enquanto os demais fogem, o escolhido tenta pegá-los. Quem for pego deve passar a perseguir os outros, e o último a ser capturado é o vencedor.  

Foto: Unsplash

Esconde-esconde

Uma pessoa deve fechar os olhos e contar até 30 enquanto os demais se escondem. Ganha quem não for encontrado, conseguir voltar para o ponto inicial da brincadeira e gritar: “1, 2, 3, estou salvo!”.

 

Queimada

Para esse jogo, será necessário uma bola e formação de dois times, cada um localizado em um espaço delimitado. Vence a equipe que acertar todos os adversários do outro grupo com a bola.

 

Caça ao tesouro

Escolha um objeto e esconda-o em algum cômodo da casa, deixe pistas espalhadas e, quem achar primeiro, é o ganhador. 

 

Bobinho

Um participante é escolhido para ficar no meio da roda, ele será o “bobinho”. Então, as crianças precisam jogar a bola umas para as outras, sem deixar  o bobinho pegar.

Foto: Freepik

Gato-mia

Em um quarto escuro ou com o uso de vendas, o “pegador” precisa capturar os participantes mesmo sem conseguir enxergar. Para ajudá-lo, ele pode falar “gato-mia”, e todos os outros precisam responder “miau”. 

 

Futebol de sabão

Para essa brincadeira, é necessário um equipamento inflável e uma mistura de sabão e água. Serão formados dois times com o mesmo número de jogadores e o objetivo é basicamente fazer gols no grupo rival. Todos devem estar descalços. 

 

Veja também

Filme foi lançado em 2024 e está disponível nas plataformas …

Nutricionista destaca importância da alimentação no manejo dos sintomas da …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI