A XXII Convenção Anual da Associação Brasileira de Advogados (ABA) foi aberta nesta quinta-feira (15), no Kubitschek Plaza. O encontro, que se estenderá até o final da semana, prevê debates sobre diversos temas centrais para o direito contemporâneo, com enfoque especial nos impactos da inteligência artificial nas áreas jurídica, médica e empresarial.
Entre os temas discutidos estão a transformação do Direito de Família através da inovação tecnológica, o uso de redes sociais para prospecção de clientes, a proteção de dados digitais e as novas tecnologias aplicadas à saúde suplementar e ao Sistema Único de Saúde (SUS). Também serão debatidos assuntos como a defesa dos direitos das pessoas autistas, o uso da inteligência artificial no Direito Trabalhista e o papel das tecnologias na prática médica e advocacia.
Durante a convenção, o ex-presidente da OAB-DF e presidente da ABA, Esdras Dantas, homenageou pessoas de destaque no direito e na sociedade da capital, como o governador Ibaneis Rocha; o empresário Paulo Octávio; e o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo.
Da magistratura nacional e local, o reconhecimento foi entregue à ministra Daniela Teixeira, do Superior Tribunal de Justiça (STJ); aos ministros Ives Gandra Martins Filho e Cristina Peduzzi, do Tribunal Superior do Trabalho (TST); ao desembargador Demétrius Gomes Cavalcanti, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) e do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF); à desembargadora Gilda Sigmaringa Seixas, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1); e ao presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior.
A ABA também agraciou mulheres que se destacaram na defesa dos direitos das mulheres e da Justiça em geral com Prêmio Myrtes Gomes, incluindo as ministras Daniela Teixeira e Cristina Peduzzi, e a diretora de Relações Internacionais e Institucionais da ABA, Lirian Cavalhero. Outras diretoras da ABA que também se destacaram nesse mesmo sentido receberam o prêmio.