GPS Brasília comscore

Advogados discutem relações trabalhistas

Congresso de Direito do Trabalho, Previdenciário e Conexões homenageou nomes como Cezar Brito e Paulo Octávio
Paulo Octávio faz sua palestra no encerramento do primeiro dia do Congresso
Paulo Octávio faz sua palestra no encerramento do primeiro dia do Congresso. Foto: Divulgação/ABA

Compartilhe:

A Associação Brasileira de Advogados (ABA) abriu, nesta sexta-feira (13), o seu Congresso de Direito do Trabalho, Previdenciário e Conexões. O evento é realizado no Kubitschek Plaza Hotel, até sábado (14), e reúne juristas e autoridades.

O Congresso também homenageou nomes importantes para o direito e a economia, como Cezar Brito, presidente nacional da OAB entre 2007 e 2010, e o empresário Paulo Octávio, por suas atuações em favor de Brasília. Britto foi um dos conferecistas de abertura do evento, ao lado da escritora e advogada Celita Oliveira e do ministro Cláudio Mascarenhas Brandão, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que participou de forma virtual.

Paulo Octávio é homenageado pela ABA Nacional
Esdras Dantas entrega a Paulo Octávio uma homenagem pelo seu trabalho em favor de Brasília. Foto: Divulgação/ABA

Já Paulo Octávio foi um dos painelistas do encerramento, com uma palestra com o tema “Contexto histórico de Brasília”. Ele na qual detalhou a construção da capital e o papel de Juscelino Kubitschek para a construção de um Brasil mais moderno. Também abordou as bases para boas relações de trabalho.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Advogados (ABA), Esdras Dantas de Souza, a entidade tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da advocacia brasileira. “Este congresso é uma reunião de mentes brilhantes. Juntas, elas buscam aprimorar as práticas e discutir os desafios atuais no campo do Direito do Trabalho e Previdenciário”, disse. A troca de ideias e experiências entre os maiores nomes do setor certamente resultará em contribuições significativas para o avanço da justiça e dos direitos trabalhistas e previdenciários no Brasil”, completou.

Durante todo o primeiro dia, os advogados presentes puderam debater vários temas relacionados às relações trabalhistas. Pela manhã, foram realizados os painéis “Desafios e controvérsias do Direito Sindical”, “Decisões do Supremo Tribunal Federal em temas relacionados com a Justiça do Trabalho” e “A importância da saúde mental, financeira e contábil para os profissionais da área jurídica, trabalhadores e empresas”.

À tarde, mais quatro painéis discutiram os temas “A Previdência Social: impactos da reforma e desafios para a advocacia”, “A Previdência Social: como entender os diferenciais”, “Iniciativas de enfretamento ao assédio” e “Empreendedorismo Jurídico e o sucesso do seu negócio”.

Também houve uma apresentação da Secretaria de Turismo do DF, patrocinadora do evento, que proporcionará, neste sábado (14), um city tour pelos pontos turísticos de Brasília, com ênfase no Memorial JK. O congresso ainda terá, ainda, um café da manhã para advogados e profissionais do Direito aprimorarem seus conhecimentos e fazerem networking.