O Instituto Inhotim é um dos centros de artes mais referenciados do Brasil, a 60 km da capital mineira Belo Horizonte, o espaço sempre traz novidade nacionais e internacionais para seu complexo, um dos mais visitados em Minas Gerais. A partir do dia 16, o instituto traz novidades: uma mostra permanente da artista japonesa Yayoi Kusama será inaugurada.
A artista ficou mais conhecida no Brasil após sua exposição Obsessão Infinita, que trouxe suas inúmeras bolinhas às terras brasiliense, carioca e paulista, todas sediadas nos Centros Culturais do Banco do Brasil, das respectivas capitais.
Esta é a 20ª galeria permanente do espaço. Por lá, Kusama terá duas de suas obras expostas no novo prédio: ‘I’m Here, But Nothing’ (2000) e ‘Aftermath of Obliteration of Eternity’ (2009). O projeto arquitetônico é dos arquitetos Fernando Maculan e Maria Paz, em uma área de 1.437m², localizada no Eixo Laranja, próxima à Galeria Cosmococa e ao Jardim Veredas.
Uma terceira obra da artista já estava acomodada em Inhotim, um jardim com bolas de aço inoxidável expostas em um lago. O nome é “Narcissus Garden”, uma referência ao conto de Narciso e ao reflexo da água.