Aos 16 anos, a cantora Analu Sampaio, de Vitória da Conquista, na Bahia, alcançou um dos maiores reconhecimentos da indústria musical ao ser indicada ao Grammy Latino 2024. A jovem estrela concorre na categoria Melhor Álbum de Engenharia de Gravação com seu disco de estreia, intitulado Analu, lançado neste ano.
Com uma mistura rica de gêneros como Samba, Bossa Nova, MPB e Jazz, o álbum chamou a atenção do público e da crítica, destacando Analu como um nome promissor da nova geração da música brasileira.
Para Analu, essa conquista é resultado de muito trabalho e dedicação. Em entrevista à CNN, a cantora expressou sua felicidade: “É uma honra pra mim… Fizemos esse disco com muito carinho, muito empenho e muito amor. Fico muito feliz de saber que toda a dedicação voltada para esse disco trouxe frutos tão especiais”.
A artista revelou que o projeto é a concretização de anos de desenvolvimento musical, influenciado por grandes ícones brasileiros, como Djavan, Caetano Veloso, Gilberto Gil e João Gilberto.
Com apenas 16 anos, a baiana já carrega um currículo impressionante. Sua trajetória musical começou cedo, aos cinco anos de idade, quando participou de apresentações locais em sua cidade natal. Ao longo dos anos, sua carreira floresceu, e Analu teve a oportunidade de cantar ao lado de grandes nomes da música brasileira, como Toquinho, Ivete Sangalo, Tiago Iorc e Roupa Nova, quando ainda tinha apenas 10 anos.
No entanto, o grande divisor de águas para ela foi sua participação no programa The Voice Kids, em 2020. A jovem chegou às semifinais do programa, impressionando o público e os jurados com suas interpretações de clássicos da Bossa Nova, como Garota de Ipanema. Após sua participação no The Voice, ela começou a trabalhar em seu primeiro álbum, buscando unir suas raízes à modernidade.
O álbum Analu conta com a colaboração de importantes nomes da música brasileira. Roberto Menescal, um dos grandes mestres da bossa nova, Nelson Faria e Affonsinho Heliodoro participaram do projeto. Com 11 faixas autorais, o álbum passeia por diferentes ritmos e emoções, apresentando uma maturidade rara para uma artista tão jovem.
Concorrendo ao prêmio de Melhor Álbum de Engenharia de Gravação no Grammy Latino, Analu está ao lado de outros grandes nomes da música, como Mariana Nolasco, Mobi Colombo, Os Garotin e Jota.Pê.
Além do sucesso com o Grammy, Analu já fez sua estreia em festivais internacionais, se apresentando em eventos como o Festival de MPB e Jazz de Nova Iorque, o Internacional Jazz Day e o Festival de Jazz de SantAndreu, em Barcelona.
*Com informações da CNN