O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desmentiu, nesta quarta-feira (18), ter feito críticas ao Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF). A polêmica surgiu após o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), afirmar que o petista teria demonstrado “desconhecimento” e “insensibilidade” sobre o trabalho dos bombeiros na capital federal durante o combate aos incêndios florestais.
“Inventaram uma fala minha e agora estão criando falsas polêmicas. Para deixar claro: só tenho gratidão e admiração pelo trabalho dos brigadistas, da Defesa Civil e dos bombeiros de todo o Brasil no combate aos incêndios. Precisamos dar a eles mais condições de trabalho”, afirmou Lula em uma publicação na sua conta do Bluesky.
As supostas críticas de Lula teriam ocorrido durante uma reunião na última segunda-feira (16), no Palácio do Planalto, onde o presidente discutiu a crise dos incêndios florestais. Fontes próximas ao governo relataram que Lula foi informado sobre o número reduzido de bombeiros atuando no Parque Nacional de Brasília, o que teria motivado a reação do presidente.
Ao tomar conhecimento da suposta fala, Ibaneis reagiu duramente em suas redes sociais. “O presidente revela não só desconhecimento, como também insensibilidade diante do efetivo trabalho do Corpo de Bombeiros de Brasília, da Defesa Civil e de outros agentes envolvidos, que se dedicam diuturnamente a combater os focos de incêndios”, disse o governador, em defesa das forças locais.
Ver essa foto no Instagram