Seguir um plano alimentar nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente quando se trabalha em um ambiente com uma grande oferta de alimentos durante o dia. Há sempre um chocolate, uma balinha ou um snack bem gostoso ao alcance de nossas mãos, pronto para ser beliscado entre as demandas muitas vezes tensas e estressantes.
Uma pesquisa realizada pela Onlinecurrículo analisou a relação dos trabalhadores com a alimentação saudável e identificou que 63% dos entrevistados sentem que se alimentam de forma balanceada diariamente no trabalho. Porém, alguns comportamentos cotidianos podem servir como entraves para que se consiga fazer refeições mais nutritivas.
Para o nutricionista brasiliense Clayton Camargos, as ofertas de comida no ambiente de trabalho se multiplicam porque, para muitas pessoas, “é uma forma de socializar e até mesmo levar um pouco de afeto e carinho para ambientes tensos, que têm prazos e metas muito corridas para serem cumpridas”, explica.
Para driblar as tentações e seguir uma alimentação mais nutritiva e balanceada, ele sugere apostar em frutas, que são práticas de armazenar e consumir, oleaginosas e até mesmo bolos caseiros, que “trazem uma sensação de conforto maior e alívio” para os momentos de pressão. Mas, nesse caso, é importante que os bolos sejam sem cobertura ou recheio, para manter uma dieta mais equilibrada no dia a dia.
Ainda de acordo com a pesquisa, 54% dos respondentes sente uma tentação por lanches e alimentos rápidos, sendo esse o principal hábito que dificulta a continuidade de uma vida mais saudável no ambiente profissional.
Para resolver essas questões, que tal deixar a preguiça de lado e separar um único dia para organizar as refeições da semana? Sanduíches naturais, com carne moída, frango desfiado, sardinha ou atum, além de queijos magros e saladas, são fáceis de montar e os ingredientes podem ser preparados todos de uma vez.
“Em uma única tarde, é possível preparar as proteínas e a salada, e, todo dia antes de ir para o trabalho, você só precisará montar o sanduíche”, observa o nutricionista, que alerta ainda para o cuidado com o armazenamento correto de todos os ingredientes para que eles não estraguem. Outra dica é fazer o congelamento de alguns alimentos, pois assim eles duram por mais tempo e conservam melhor os nutrientes.
Seguir uma alimentação saudável não precisa ser um sacrifício. É necessário apenas se organizar e fazer escolhas mais inteligentes, como preferir chocolates amargos a outros tipos, por exemplo, e evitar ao máximo alimentos ultraprocessados, que são verdadeiros vilões de uma dieta nutritiva.