Um milhão de anos! Esse é o tempo que o vidro leva para se decompor na natureza. Dependendo das condições a que é exposto, pode variar de 4 mil a 1 milhão de anos. O vidro leva muito mais tempo para se decompor do que outros, como o papel, que se decompõe em 3 a 6 meses, por exemplo, ou até mesmo o plástico, que leva cerca de 100 anos para se decompor. Mas você já parou pra pensar em qual o destino da garrafa de vinho que você consome?
Aqui em Brasília, temos vários pontos de coleta espalhados pela cidade, tanto em algumas quadras, quanto em grandes mercados. Boa parte vai para cooperativas que dão o destino correto ao material.
No último fim de semana, aconteceu aqui em Brasília uma das maiores feiras especializadas em vinhos brasileiros do país, a Vinum Brasilis.
Foram dois dias de evento, onde 43 vinícolas serviram vinhos aos mais de 3 mil visitantes durante 5 horas por dia, o resultado não podia ser diferente: milhares de garrafas de vinhos e espumantes vazias.
Pensando no impacto social e ambiental, o idealizador da Vinum, Petrus Eslebão, firmou uma parceria com a Massfix, que recolheu e reciclou mais de uma tonelada em vidros.
A empresa que trabalha com logística reversa, garante que a destruição foi realizada de forma segura e ambientalmente responsável, garantindo que os resíduos não representem riscos ao meio ambiente ou à saúde pública.
“A reciclagem dessas garrafas é muito importante. Além de reduzir o impacto ambiental, gera uma conscientização sobre a importância do descarte correto das garrafas de vidro”, diz Petrus.
Para nós consumidores, é muito bom ver que é possível conciliar grandes eventos com práticas sustentáveis. Tomara que outros produtores sigam esse mesmo caminho da Vinum, contribuindo para um futuro mais limpo!