GPS Brasília comscore

Artista plástico brasiliense participa de leilão em NY

Fernando Carpaneda usa a arte para retratar temas ligados ao universo LGBTQIA+
Fernando Capaneda e obra Jesus Cristo | Foto: Cortesia

Compartilhe:

Conhecido por sua abordagem ousada e multifacetada, o brasiliense Fernando Carpaneda é um artista plástico que transita por diversas linguagens, da escultura à pintura. A escolha por tratar de problemas sociais, como exclusão, discriminação racial, de gênero e social, conta com a sua sutileza na criação das obras. 

Atualmente em Noya York, nos Estados Unidos, Carpaneda viveu boa parte de sua vida em Taguatinga, também usa a arte para retratar temas ligados ao universo punk e aos contextos LGBTQIA+. 

Um dos destaques do artista é a pintura de Jesus Cristo, que faz parte do 32º leilão anual Take Home A Nude, organizado pela Academia de Arte de Nova York. O evento que será realizado em 21 de outubro deve reunir celebridades, como Naomi Watts e Liev Schreiber, além de artistas renomados e filantropos, com o objetivo de apoiar a próxima geração de artistas da cidade e arrecadar recursos para a instituição, fundada por Andy Warhol em 1982.

A obra de Carpaneda é feita com tinta acrílica sobre tela. Nesta série, seu objetivo foi aprofundar no tema da discriminação. Algumas das figuras retratadas estão associadas ao movimento Black Lives Matter, destacando suas lutas e histórias. O anel dourado em torno da cabeça simbolizam as vítimas da violência, enquanto os círculos coloridos no fundo da obra evocam a ideia de diversidade e inclusão, celebrando as múltiplas identidades e experiências dentro da comunidade negra e LGBTQIA+. 

Ao destacar pessoas comuns e corpos naturais em suas obras, Carpaneda cria uma conexão íntima entre o público e suas criações“, comenta o curador Rogério Carvalho, representante do artista no Brasil.

Obra Jesus Cristo

Recentemente, Carpaneda teve um de seus trabalhos premiados pelo curador David Houston, Diretor Executivo do Museu Ohr-O’Keefe, e foi selecionado recentemente para duas bienais internacionais: uma é a Long Island, no Museu de Arte Heckscher, em Nova York, que apresenta obras produzidas por artistas visuais contemporâneos, e outra no Museu de Arte de Kenosha, em Wisconsin. O artista também teve obras expostas no Museu de Arte Arkell. 

Leilão 

Conduzido por Amy Cappellazzo, chefe da Divisão de Belas Artes da Sotheby’s e presidente do evento, ao lado de David Kratz, presidente da Academia de Artes de Nova York, o leilão Take Home A Nude promete unir o glamour de Hollywood e a sofisticação do mundo da arte na icônica casa de leilões nova-iorquina Sotheby ‘s. 

 O conselho da Academia será representado por nomes como Eileen Guggenheim e Brooke Shields, que é também a anfitriã do evento. A noite prestará uma homenagem à artista Jane Dickson, celebrando suas contribuições para as artes.