GPS Brasília comscore

Aberto da República: uma dupla brasileira estará na final

Marcelo Demoliner e Rafael Matos enfrentam Mateus Alves e Gabriel Decamps. Na chave de simples do Aberto da República, brasileiros são eliminados
Marcelo Demoliner e Rafael Matos confirmaram o favoritismo e enfrentam Mateus Alves e Gabriel Decamps pela semifinal da chave de duplas
Marcelo Demoliner e Rafael Matos confirmaram o favoritismo e enfrentam Mateus Alves e Gabriel Decamps pela semifinal da chave de duplas. Foto: Luiz Cândido/CBT

Compartilhe:

Os tenistas brasileiros garantiram uma vaga na final da chave no Aberto da República – ATP Challenger 100. Nesta sexta-feira (24), Marcelo Demoliner e Rafael Matos enfrentam Mateus Alves e Gabriel Decamps pela semifinal da chave de duplas, por volta das 11h30, na Arena BRB, em Brasília.

Cabeças de chave 1, Demoliner e Matos teriam dois jogos a disputar pelo Aberto da República nesta quinta-feira (23). No entanto, Gilbert Klier Júnior passou mal após seu jogo de simples, contra o argentino Thiago Tirante. Com isso, Demoliner e Matos foram beneficiados com o WO da dupla formada por Gustavo Heide e Klier Júnior. Em seguida, nas quartas de final, o campeão pan-americano (Demoliner) e o campeão do Australian Open (Matos) enfrentaram outra dupla brasileira, com Fernando Romboli e Marcelo Zormann. Sem dificuldades, venceram a partida por duplo 6/4 e se garantirem na semifinal.

“Infelizmente o Juninho (Klier) passou mal nas simples, e para nós foi melhor, porque jogar dois jogos no mesmo dia é sempre mais puxado. No segundo jogo, fomos muito bem, constantes do início ao fim”, analisou Matos. “As condições aqui estão bem rápidas, então qualquer quebra de saque é muita vantagem, principalmente nas duplas. Esperamos seguir nesse ritmo, pois assim temos grandes chances de conseguir mais vitórias”, acrescentou Demoliner.

Mateus Alves e Gabriel Decamps fizeram um jogo duro, mas passaram pelos argentinos Guido Andreozzi e Guillermo Duran
Mateus Alves e Gabriel Decamps fizeram um jogo duro, mas passaram pelos argentinos Guido Andreozzi e Guillermo Duran. Foto: Luiz Cândido/CBT

Já Mateus Alves e Gabriel Decamps, convidados da organização do Aberto da República, precisaram de 1h43 para passarem, nas quartas de final, pelos argentinos Guido Andreozzi e Guillermo Duran, por 7/6, 3/6 e 11-9. A outra semifinal será entre a dupla de bolivianos Boris Arias e Federico Zeballos e a parceria formada pelo colombiano Nicolas Barrientos e o sueco Andre Goransson, em jogo previsto para 12h40, na quadra 2. 

Arias e Zeballos venceram a dupla formada pelo brasileiro Orlando Luz e o  mexicano Miguel Ángel Reyes-Varela por 3/6, 6/2 e 13/11. Já Barrientos e Goransson tiveram um dia cheio. Primeiro, derrotaram o argentino Santiago Rodriguez Taverna e do suíço Luca Margaroli por 7/5 e 6/3. Depois venceram o venezuelano Luis David Martinez e o argentino Federico Agustin Gomez 7/5, 6/7 e 10/6, pelas quartas de final do Aberto da República. 

Brasileiros eliminados na chave de simples
Na chave de simples, o Brasil ficou sem representantes no Aberto da República, depois que os paulistas Gustavo Heide e Mateus Alves, o brasiliense Gilbert Klier Júnior e o carioca João Fonseca perderam seus jogos, nesta quinta-feira (23), pelas oitavas de final do torneio.

Heide foi derrotado pelo argentino Juan Pablo Ficovich por 7/6 e 6/3. João Fonseca ganhou o primeiro set do argentino Roman Burruchaga, mas levou a virada e perdeu por 4/6, 6/4 e 6/4. Alves perdeu para o chileno Alejandro Tabilo por 6/4 e 6/4. Por fim, o argentino Thiago Tirante superou Klier Junior por um duplo 6/4.

As quartas de final do Aberto da República estão definidas. Às 10h, na quadra central, o chileno Cristian Garin, cabeça de chave número 1,  enfrenta o argentino Santiago Rodriguez Taverna. No mesmo local, por volta das 12h40, o chileno Alejandro Tabilo enfrenta o australiano Bernard Tomic, que eliminou o monegasco Valentin Vacherot, por 7/5, 5/7 e 7/6. O também argentino Roman Burruchaga encara o norte-americano Tristan Boyer, às 10h, na quadra 2. Logo em seguida, haverá o duelo portenho entre Thiago Tirante e Juan Pablo Ficovich.