GPS Brasília comscore

“A nova forma de morar é interagir com o mundo”, diz Pedro Ariel Santana em palestra no Casapark

Evento reuniu profissionais da arquitetura, do design e do paisagismo para falarem sobre tendências do setor

No esquenta para a CasaCor Brasília, que ocorrerá entre os meses de agosto e outubro de 2025, o Casapark promoveu um brunch na manhã dessa quinta-feira (16) com o diretor de Conteúdo e Relacionamento do evento, Pedro Ariel Santana. Para a ocasião, ele preparou uma palestra sobre o tema da mostra neste ano, Semear Sonhos, e abordou temas como bioarquitetura, sustentabilidade e novas perspectivas do morar contemporâneo.

Durante a palestra, ele ressaltou que é preciso ter um olhar atento para as novas formas de construção e que os projetos tenham a identidade do local preservado. A utilização de materiais de reaproveitamento misturados aos tecnológicos, segundo Santana, garantem um aspecto ainda mais autoral.

É necessário que os espaços a serem construídos dialoguem com o coletivo e também com o meio ambiente“, destacou. “Precisamos estar atentos às transformações climáticas e nos adaptar a elas”, concluiu. 

“A nova forma de morar é interagir com o mundo”, diz Pedro Ariel Santana em palestra no Casapark

O encontro reuniu profissionais da arquitetura, do design e do paisagismo e integrou o calendário de ações promovidas pela CasaCor Brasília, que realizará sua 33ª edição na Casa do Candango

O tema de 2025, Semear Sonhos, é fundamentado em três eixos: sonhos coletivos, ecossistemas em cooperação e confluência de saberes. O primeiro é um convite à reflexão sobre a capacidade de sonhar coletivamente e criar um futuro sustentável, que guie as ações humanas com harmonia e colaboração com a natureza. 

O segundo pilar destaca a integração entre o urbano e o natural, promovendo cidades como ecossistemas vivos que desafiam a separação entre o ambiente construído e a natureza. A proposta é criar cidades que funcionem como florestas. 

“A nova forma de morar é interagir com o mundo”, diz Pedro Ariel Santana em palestra no Casapark

Já o terceiro eixo enfatiza a colaboração entre diversas disciplinas e culturas. A transdisciplinaridade é apresentada como essencial para desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis que conectem áreas como arquitetura, engenharia, biologia e ciências sociais.

No próximo dia 27 de maio, também no Casapark, as arquitetas Eliane Martins e Sheila Martins, junto à empresária Moema Leão, realizam a reunião operacional da mostra, em que serão anunciadas as novidades da edição e o elenco de profissionais deste ano.

Confira os cliques da palestra de Pedro Ariel Santana, da CasaCor Brasília, no Casapark:

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI