GPS Brasília comscore

Ibaneis Rocha manda prender todos os vândalos que depredaram Brasília

**O governador Ibaneis Rocha (MDB) determinou às forças de segurança do DF que prendam todos os autores de depredações e atos de vandalismo.** “A ordem é prender”, afirmou o governador ao Estadão/Broadcast. **Na noite desta segunda-feira (12), apoiadores de Jair Bolsonaro queimaram carros e ônibus em Brasília. Os vândalos também espalharam botijões de gás em volta dos veículos pegando fogo.** A série de depredações aconteceu no mesmo dia em que o Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi diplomado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como presidente da República eleito para o mandato 2023-2026.

**Os ataques começaram após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pedir a prisão temporária, por dez dias, do líder indígena José Acácio Serere Xavante, apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL).** A prisão foi decretada a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), por indícios de crimes de ameaça, perseguição e manifestações antidemocráticas em vários pontos de Brasília, insufladas por Serere Xavante. **Bolsonaristas têm acampado em frente a quartéis e fazendo pedidos por intervenção militar para que Lula não assuma o governo, em protestos antidemocráticos.**

**Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do DF orientou os motoristas a evitarem o centro de Brasília.** “Como medida preventiva, o trânsito de veículos na Esplanada dos Ministérios, na Praça dos Três Poderes e outras vias da região central está restrito até nova mudança de cenário, após avaliação de equipe técnica”, informou a pasta. **O GDF também reforçou a segurança do hotel onde está o presidente eleito.** “As imediações do hotel em que o presidente da República eleito está hospedado têm vigilância reforçada por equipes táticas e pela tropa de choque da Polícia Militar do Distrito Federal”.

**O secretário da Segurança Pública do Distrito Federal, Julio Danilo, ainda não revelou o número de pessoas presas.** Ele afirmou que alguns dos que participaram dos atos de vandalismo estão acampados no QG do Exército. **Segundo ele, por conta disso, será preciso “reavaliar” a permanência do acampamento no local.** Ele admitiu, no entanto, que não tem ingerência sobre a área em frente ao Comando do Exército, por se tratar de região militar.

**A Polícia Federal também publicou nota sobre o caso** e disse que os “distúrbios verificados nas imediações do Edifício-Sede da Polícia Federal estão sendo contidos com o apoio de outras forças de Segurança Pública do Distrito Federal (PMDF, CBMDF e PCDF)”. Ao comentar a prisão determinada por Moraes, a PF declarou que o líder indígena bolsonarista “encontra-se acompanhado de advogados e todas as formalidades relativas à prisão estão sendo adotadas nos termos da legislação, resguardando-se a integridade física e moral do detido”.

**Flávio Dino: Lula não correu perigo**
O senador eleito Flávio Dino (PSB-MA), futuro ministro da Justiça, e Andrei Passos, chefe da segurança de Lula e futuro chefe da Polícia Federal, vão falar agora pela manhã sobre os ataques da noite de segunda-feira. **Dino se manifestou de madrugada. Segundo ele, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foi exposto a riscos durante ato de terrorismo que vandalizaram a região central de Brasília.** “Está em absoluta segurança e assim prosseguirá até a posse e ao pleno exercício de suas funções”, afirmou.

**”Estamos trabalhando há algumas semanas em parceria com o Governo do Distrito Federal e quero agradecer ao governador, que tem mantido contatos diários conosco, visando a garantir a máxima proteção da ordem pública.** O mais importante é que o trabalho conjunto está apto a garantir a segurança do presidente e a ordem pública na capital do País”, garantiu Dino, para quem as respostas do poder público estão sendo adequadas. “A diplomação ocorreu como manda a lei, sem nenhum tipo de obstáculo, sem intercorrência. Lula está apto a exercer seu cargo a partir de 1° de janeiro”, disse.

**Segundo Flávio Dino, Ibaneis Rocha garantiu que a ordem pública na capital do País está preservada.** “O governador garantiu cabalmente que haverá todo o efetivo necessário para que não se repitam essas ocorrências”, disse. O futuro ministro conversou cinco vezes com o governador, mas nenhuma com representantes do atual Ministério da Justiça. “Não há nenhuma hipótese de haver passos atrás na garantia de lei e da ordem pública em razão de violência”, completou.

Flávio Dino declarou que as manifestações golpistas não surtirão efeito. **”Lembremos, hoje (segunda-feira) houve a diplomação do presidente Lula. Nós não podemos achar que há vitória daqueles que querem o caos. O sentido principal da nossa mensagem é essa”**, afirmou. “Há infelizmente pessoas desejando o caos, antidemocráticas, ilegais? Sim, há, mas essas pessoas não venceram e não vencerão amanhã”, completou.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Modelo começa a ganhar espaço no Brasil com exclusividade, sofisticação …

São Paulo Fashion Week celebra trinta anos em sua edição …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.