A ministra da Igualdade Racial do Brasil, Anielle Franco, prestou homenagem, Quarta-feira de Cinzas (14), para a escola de samba Portela, que ficou em 5º lugar no desfiles do Carnaval do Rio de Janeiro.
Com o enredo “Um Defeito de Cor”, inspirado na obra de Ana Maria Gonçalves, a escola teve um dos desfiles mais elogiados deste Carnaval. O conjunto exalta a a inspiração para a escola contar a luta do povo negro por liberdade.
“Portela ensinou muito na Marquês de Sapucaí. Me emocionei e vou compartilhar 6 momentos que mostram como o desfile foi histórico para a população negra!”, escreveu a ministra.
Mais cedo, contudo, a escola acabou sendo acusada de levar à Sapucaí obras artísticas sem o consentimento dos próprios autores, conforme revelou reportagem do Metrópoles
1- Escolha do Enredo – O livro “Um defeito de cor” da Ana Maria Gonçalves foi a inspiração pra escola contar a luta do povo negro por liberdade. Nessa foto a musa @taisdeverdade segurando um exemplar. O sucesso foi tanto que as vendas nas livrarias esgotaram, transbordando o… pic.twitter.com/6kc9IFnftU
— Anielle Franco (@aniellefranco) February 14, 2024