GPS Brasília comscore

Especialista sobre regulação da web: “Estamos lidando com economia diferente”

Uma das prioridades da atual gestão, a regulação das redes sociais deve tomar conta das discussões do Congresso Nacional nas próximas semanas. Isso porque o governo federal não esconde a intenção de encaminhar ao Legislativo um projeto que, dentre outros pontos, tentará responsabilizar as plataformas por crimes cada vez mais comuns ocorridos no ambiente digital. 

 

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes declarou que a ação é necessária, mas que o marco da internet, legislação já existente, poderia ser atualizado. Segundo o magistrado, a alternativa poderia acelerar normatização na web. 

 

Mas, afinal, qual é o melhor caminho para controlar o que é publicado nas redes sociais? O GPS conversou com o advogado Luiz Guilherme Ros, doutorando em direito econômico, que abordou a situação no Brasil em relação a outros países e as expectativas para o texto da proposição que está sendo editado pelo Palácio do Planalto.

 

O principal ponto em debate atualmente refere-se a responsabilização de plataformas pelo conteúdo postados por terceiros. Entretanto, discute-se a possibilidade de existirem novas hipóteses de responsabilização sem a intervenção judicial. Uma das hipóteses que têm sido ventiladas diz respeito à veiculação de conteúdos que questionam o Estado Democrático de Direito, especialmente diante dos fatos ocorridos em janeiro no Brasil”, relatou.

 

Para o advogado, por mais que alterações sejam feitas na legislação vigente atualmente, é inevitável que surjam novos PLs para abordar o tema da regulação. Isso ocorre porque a tendência é de novas propostas sobre o arranjo regulatório para lidar com essas plataformas.

 

Sobre a proposta que está sendo elaborada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, o especialista destaca que, de fato, deve haver um cenário onde fique mais claro as responsabilidades das plataformas, com destaque para a disseminação de fake news.

 

No entanto, segundo o advogado, a regulação das plataformas lida com um outro cenário, que ainda é nebuloso no Brasil, já que não há nenhum antecedente parecido de legislação sobre o mundo digital.

 

Estamos lidando com uma economia diferente daquelas economias tradicionais com as quais lidamos, como o setor de telecomunicações e ferroviário. Isso traz uma complexidade adicional, pois nem sempre as ferramentas e metodologias que nós detemos atualmente serão adequadas para lidar com o setor digital”.

 

A regulação das mídias sociais tem sido debatida ao redor do mundo. No âmbito da Comissão Europeia, por exemplo, o parlamento aprovou duas leis: a Digital Services Act (DSA) – a Lei dos Serviços Digitais – e o Digital Markets Act (DMA), que é a Lei dos Mercados Digitais, que preveem um aumento na rigoroso na fiscalização do mercado digital e buscam trazer maior segurança aos usuários.

 

No Brasil, a discussão se aproxima mais ao DSA, segundo o advogado, uma vez que a lei busca regular a internet para criação de um ambiente mais seguro, previsível e confiável. 

 

O DMA, por sua vez, está relacionado a uma discussão concorrencial  econômica, como as regras de precificação, utilização de dados das plataformas, notificação de operações societárias.

 

Nos EUA, por sua vez, o debate sobre a regulamentação das plataformas ganhou força desde os ataques ao Capitólio e a ampla disseminação de fake news questionando o resultado do processo democrático. Isso vem ocorrendo em inúmeros países, como Japão, Colômbia, Chile, entre outros” finalizou o advogado.
 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Grande Prova Vinhos do Brasil elege vinho, Quatro Altitudes da …

 Iniciar uma trajetória em direção a um estilo de vida …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.