O reitor do Centro Universitário de Brasília (UNICEUB), Rafael Lopes, lançou o livro Transformação Educacional, pela editora Eficaz, em uma sessão de autógrafos especial. O evento realizado na noite dessa quinta-feira (10), na Livraria da Vila, no Brasília Shopping, contou com a presença de ao menos 320 convidados divididos entre amigos, familiares, autoridades e alunos, superando as expectativas do autor.
Sobre o sentimento de ser prestigiado por tantas pessoas, Rafael diz sentir orgulho e satisfação por poder compartilhar um pouco de sua visão e trabalho desenvolvido com uma equipe comprometida. “Os livros esgotaram em 50 minutos, foi realmente um sucesso estrondoso. Isso mostra o carinho e o respeito que as pessoas têm em relação a minha pessoa e ao trabalho que temos desenvolvido à frente da reitoria da universidade”, disse Rafael, que assumiu a gestão acadêmica da instituição em 2023.
Transformação Educacional, mergulha nos desafios enfrentados pelos gestores do ensino superior no Brasil. Com uma linguagem acessível e baseada em vivências reais, a obra reflete as mudanças pelas quais as instituições de ensino têm passado diante de um cenário plural, onde o avanço das tecnologias, as transformações sociais e a diversidade do corpo discente impõem novas formas de pensar a educação.
“Este foi o meu primeiro livro. Nele, conto um pouco dos desafios que nós, gestores, enfrentamos nesse mercado tão plural, com tecnologias chegando de forma acelerada e alunos vivendo momentos de vida muito diferentes”, resume Rafael, que também reflete sobre a mudança no perfil dos estudantes e o novo papel do professor. “Temos jovens com 16, 17 anos dividindo a sala com pessoas mais velhas, já no mercado de trabalho, buscando uma segunda graduação ou redirecionando seus planos de vida. São interesses, ritmos e formas de aprender muito diferentes, que exigem novas estratégias de ensino”, afirma.

Nathalie, Gabriel e Rafael Lopes
Para Rafael, o professor deixou de ser apenas o transmissor do conhecimento e passou a atuar como tutor, curador e facilitador da aprendizagem. “Nosso papel é fazer com que o aluno seja o protagonista, desenvolvendo projetos reais que tenham aplicabilidade no mundo”, reforça.
Ao compartilhar os bastidores da sua atuação na reitoria do CEUB, Rafael busca, com o livro, inspirar outros profissionais e aproximar o ensino superior do que o mercado de trabalho realmente exige.
“Não adianta nada a gente estudar, viajar, visitar as maiores e mais bem conceituadas universidades do mundo, se isso ficar só no campo das ideias. Nós temos que buscar a aplicabilidade e eu acho que é muito egoísmo a gente não compartilhar isso. A ideia do livro foi justamente essa, compartilhar para aquelas pessoas que não têm as mesmas oportunidades que nós”, comentou o autor.
Após lançar seu primeiro livro, o reitor da universidade já pensa em novas possibilidades. “Há dois meses fui convidado para escrever uma obra coletiva com 12 autores e esse livro já está em processo de desenvolvimento e deve ser lançado em setembro”, adianta o autor sobre o manual que vai abordar o tema governança corporativa.
Confira as fotos de Vanessa Castro: