GPS Brasília comscore

Lei propõe instalação obrigatória de umidificadores nas escolas do DF

Motivo seria o período de seca que atinge a Capital Federal a partir de abril

31As escolas públicas e privadas do Distrito Federal poderão ser obrigadas a instalar umidificadores nas salas de aula em períodos de baixa umidade relativa do ar. A obrigatoriedade está prevista no projeto de lei nº 1305/2024, do deputado Pastor Daniel de Castro (PP), aprovado na tarde desta quarta-feira (19) pela Comissão de Educação e Cultura (CEC) da Câmara Legislativa.

Durante a discussão do projeto na Comissão, o deputado Thiago Manzoni (PL) sugeriu a retirada do texto da obrigatoriedade da medida para as escolas privadas, por considerar uma interferência indevida no negócio privado. Ele pediu que a alteração fosse feita até a votação em plenário. O projeto ainda precisa ser analisado em outras comissões permanentes, antes de ser votado em plenário.

Já o deputado Gabriel Magno (PT), presidente da CEC, ponderou que a Secretaria de Educação adaptasse o calendário escolar às condições climáticas, possibilitando a interrupção das aulas nos períodos de forte seca.

Pela proposta, as escolas ficariam obrigadas a instalar umidificadores de ar nas salas de aula sempre que a umidade relativa do ar estiver abaixo de 20%.

O monitoramento da umidade relativa do ar deverá ser realizado diariamente pela direção da escola, utilizando-se de aparelhos de medição apropriados ou por meio de consultas a dados meteorológicos oficiais fornecidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) ou outras fontes oficiais de previsão do tempo.

O descumprimento da obrigatoriedade sujeitará a instituição de ensino às penalidades previstas em regulamento, incluindo advertências e multas, conforme a gravidade da infração.

 

Campanhas nas escolas

A Comissão aprovou ainda o PL 759/2023, também do deputado Pastor Daniel de Castro, que instituí a Campanha de Prevenção e Detecção de Distúrbios Alimentares, nas escolas públicas e privadas.

Segundo o projeto, a Campanha deverá ser realizada na semana relativa a 2 de junho, data do Dia Mundial de Conscientização dos Transtornos Alimentares.

Também foi aprovado o projeto de lei nº 956/2024, do deputado Chico Vigilante (PT), que cria o Programa de Prevenção da Dengue nas Escolas, com o objetivo de promover a conscientização e ações de prevenção da dengue entre os estudantes, professores e demais membros da comunidade escolar.

 

*Com informações da Câmara Legislativa

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

Harmonizações de vinhos para os pratos salgados e chocolates para …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.