GPS Brasília comscore

Lula afirma que acusados pela PGR têm direito à presunção de inocência

Presidente evitou comentar sobre o assunto e disse que a decisão é da Procuradoria-Geral da República

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 33 pessoas denunciadas pela PGR, no inquérito do golpe, terão direito à presunção de inocência e cabe ao Supremo Tribunal Federal (STF) julgar os acontecimentos. Lula evitou comentar sobre o assunto e disse que a decisão é da Procuradoria-Geral da República. “Não vou comentar processo que está na Justiça”, comentou.

A única coisa que eu posso dizer é que, neste País, no tempo em que eu governo o Brasil, todas as pessoas têm direito à presunção de inocência. Se eles provarem que não tentaram dar golpe, e se eles provarem que não tentaram matar o presidente, o vice-presidente e o presidente do Superior Tribunal Eleitoral, eles ficarão livres e serão cidadãos que poderão transitar pelo Brasil inteiro”, disse Lula em entrevista coletiva nesta quarta-feira (19). 

A cerimônia foi acompanhada pelo primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro. “Se na hora que o juiz for julgar, chegar à conclusão que eles são culpados, eles terão que pagar pelo que cometeram. Portanto, é apenas um indiciamento. O processo agora vai para a Suprema Corte e eles terão todo o direito de se defender. Não posso comentar decisão da PGR mais que isso”, complementou Lula. 

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, denunciou nesta terça-feira (18) Bolsonaro e outras 33 pessoas no inquérito do golpe (23 são militares). Após analisar as provas reunidas pela Polícia Federal (PF), que indiciou o ex-presidente, Gonet concluiu que Bolsonaro não apenas tinha conhecimento do plano golpista como liderou as articulações para dar um golpe de Estado. Se for condenado, o ex-presidente pode pegar mais de 43 anos de prisão.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Essa interação ocorre por diversos fatores, incluindo alterações hormonais

Segundo estudo, 72% das crianças avaliadas apresentaram um aumento da …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI