GPS Brasília comscore

Após ocorrências, GDF intensifica ação de acolhimento para pessoas em situação de rua no Plano Piloto

Iniciativa percorre seis pontos da região administrativa e oferece serviços de assistência social, saúde e moradia

O Governo do Distrito Federal (GDF) tem reforçado as ações voltadas à população em situação de rua no Plano Piloto, diante do aumento de relatos sobre a presença dessas pessoas em diferentes pontos da região. 

O Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua realizou, nesta quinta-feira (14), atendimentos a 11 pessoas em vulnerabilidade. A decisão ocorre após relatos de moradores, especialmente da Asa Norte e Asa Sul, sobre frequentes ocorrências de riscos, especialmente quando estão sob efeito de álcool ou drogas. 

Moro na 704 Asa Sul, e juntamente com as quadras 703 e 705, estamos com um problema sério de moradores em situação de rua e que estão usando uma área pública na 904 sul para reciclagem e aproveitando para fazer tráfico de entorpecentes. Já abrimos algumas reclamações nas ouvidorias e no DF Legal, mas nada mudou“, desabafou um brasiliense.

Coordenada pela Casa Civil do GDF, a iniciativa governamental percorreu seis locais do Plano Piloto, incluindo o Setor de Embaixadas Norte, a 601 Norte e a quadra 208/209 Norte.

Durante as abordagens, as equipes ofereceram serviços públicos nas áreas de saúde, qualificação profissional, moradia e acolhimento. Além disso, um caminhão de entulho foi removido, com os materiais inservíveis sendo encaminhados à Unidade de Recebimento de Entulhos (URE).

Atendimento e assistência

O Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua do DF segue diretrizes que envolvem diversas secretarias e órgãos do governo, como as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), Saúde (SES-DF), Educação (SEEDF), Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF) e Segurança Pública (SSP-DF).

A ação também conta com a participação da Novacap, do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), da Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab), do Detran, da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar e do Conselho Tutelar.

Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, o programa tem como foco proporcionar dignidade e oportunidades às pessoas em vulnerabilidade.

Sob orientação do governador Ibaneis Rocha [MDB], o GDF coloca em prática o plano distrital específico para a população em situação de rua desde maio do ano passado. A nossa tarefa é oferecer todos os serviços do Estado para as pessoas em situação de vulnerabilidade terem dignidade que podem dar dignidade às pessoas. Temos opções desde programas de requalificação profissional à possibilidade de moradia”, afirmou.

Benefícios oferecidos

Durante as abordagens, o GDF disponibiliza serviços de assistência social, saúde, educação e orientação sobre cuidados com animais domésticos. A população em situação de rua também tem acesso a programas de qualificação profissional, como o RenovaDF, e ao cadastramento para unidades habitacionais.

Além disso, há a possibilidade de deslocamento interestadual e a concessão de um auxílio excepcional de R$ 600 para aqueles que não conseguem arcar com aluguel.

De acordo com o Buriti, o Distrito Federal foi a primeira unidade da Federação a apresentar um plano de política pública específico para a população em situação de rua, após a suspensão, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), das ações de abordagem no último ano.

A implementação definitiva do plano ocorreu em maio de 2024, após uma fase de testes que contemplou regiões como Asa Sul e Taguatinga, onde cerca de 50 pessoas foram atendidas com serviços públicos e assistência social.

Com Agência Brasília

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

Harmonizações de vinhos para os pratos salgados e chocolates para …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.