GPS Brasília comscore

Pacheco sobre prisão de suspeitos de atentados: “Extremamente preocupante”

Quatro militares e um policial federal foram presos por plano contra Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, classificou, nesta terça-feira (19), como “extremamente preocupantes” as suspeitas envolvendo militares e um policial federal em um plano para atentar contra a vida de autoridades brasileiras.

A declaração de Pacheco foi feita em nota oficial após a prisão de quatro militares da reserva e um policial federal pela Polícia Federal (PF). A operação faz parte da investigação sobre uma tentativa de golpe de Estado relacionada às eleições presidenciais de 2022.

A operação envolveu a prisão do tenente-coronel Helio Ferreira Lima; o general Mario Fernandes; o militar reformado e ex-assessor do Eduardo Pazuello, o tenente-coronel Rodrigo Bezerra Azevedo, o tenente-coronel Rafael Martins de Oliveira e o policial federal Wladimir Matos Soares.

De acordo com a PF, os suspeitos planejavam, em 2022, o assassinato do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e de seu vice, Geraldo Alckmin, que ainda não haviam tomado posse, além de ações contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Rodrigo Pacheco afirmou na nota que “não há espaço no Brasil para ações que atentam contra o regime democrático, e menos ainda, para quem planeja tirar a vida de quem quer que seja”. O presidente do Senado destacou que espera que a investigação alcance todos os envolvidos e que eles sejam “julgados sob o rigor da lei”.

Operação e prisões
A investigação conduzida pela PF apura o envolvimento do grupo em um suposto plano de golpe de Estado que incluía a eliminação de figuras de destaque no cenário político nacional. Entre as ações discutidas, segundo as apurações, estavam atentados à vida das principais lideranças eleitas e de um ministro do STF, com o objetivo de desestabilizar a ordem democrática e impedir a posse do novo governo.

Pacheco declarou: “Extremamente preocupantes as suspeitas que pesam sobre militares e um policial federal, alvos de operação da Polícia Federal, na manhã desta terça-feira. O grupo, segundo as investigações, tramava contra a democracia, em uma clara ação com viés ideológico. E o mais grave, conforme a polícia, esses militares e o policial federal tinham um plano para assassinar o presidente da República e o seu vice, além de um ministro do Supremo”.

A prisão dos suspeitos e o avanço das investigações refletem o compromisso das autoridades em coibir ameaças à estabilidade democrática do país. A operação continua com o objetivo de apurar o possível envolvimento de outros integrantes e esclarecer os detalhes da trama.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Experiência japonesa une coquetelaria, gastronomia e música em jantares imersivos …

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.