GPS Brasília comscore

Lula Mattos: Uma análise sobre a minissérie Sugar

A série tem um clima clássico, do detetive particular que é um cara legal, simpático e solitário

Definitivamente o Brasil está fazendo o seu nome no cenário internacional de filmes e séries. Haja vista o sucesso do filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, que recebeu 10’ de aplausos no Festival de Veneza.

O cineasta Fernando Meirelles, diretor do icônico Cidade de Deus, já tem uma bem sucedida carreira internacional (Dois Papas, Ensaio Sobre a Cegueira e O Jardineiro Fiel, por exemplo).

Agora ele se aventura no mundo das séries, como um dos produtores executivos e diretor (dirige 5 dos 8 episódios) da minissérie Sugar, com Colin Farrel.

Sugar é uma minissérie “noir contemporânea”, e como diz Meirelles, o roteiro traz várias referências aos filmes da década de 1950. 

A série tem um clima clássico, do detetive particular que é um cara legal, simpático e solitário. E a trama é também clássica: um poderoso produtor de Hollywood que contrata um detetive privado para encontrar a sua neta sequestrada.

Farrel está perfeito interpretando esse personagem, que apesar de toda a ação e diálogos, ainda assim sentimos que ele carrega um mistério. 

O roteiro acaba se voltando mais em saber sobre “quem é esse cara”, quem é Sugar, do que resolver o sequestro.

Por isso Meirelles, na hora da edição, resolveu transformar algumas cenas em preto e branco (uns clips dentro da trama, que trazem um fluxo de pensamentos, como se fossem um estado mental do Sugar). Mas a personalidade dele ainda vai ficando mais turva, e nos deixando sem indícios de quem é esse personagem.

Numa entrevista, Farrel diz que Sugar é solitário e misterioso tem todos os arquétipos dos detetives dos filmes noir. Mas  ao contrário da dureza, uma certa amargura que são típicos desse gênero, o personagem tem uma positividade, acredita no ser humano, na sua bondade e na vida em comunidade.  Ele trava uma luta interna contra a violência, isso num mundo de crimes e tráfico. 

E o final tem um Plot Twist inesperado, mas que se encaixa perfeitamente na narrativa, e traz um ótimo gancho para uma próxima temporada!

Veja também

Confira, na íntegra, a entrevista do artista à radio francesa

Respostas obtidas nem sempre têm embasamento científico, podendo ser genéricas, …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.