GPS Brasília comscore

Representantes de Camarões visitam Brasil para conhecer projetos sobre segurança alimentar

Representantes de Camarões se reuniram com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, na última terça-feira (30), para conhecer as ações do governo brasileiro voltadas à população em situação de vulnerabilidade social.

O encontro abordou programas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Programa Cisternas e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), além de sua implementação nos estados brasileiros.

Durante a reunião, o ministro Wellington Dias destacou o papel dos programas de transferência de renda para auxiliar famílias de baixa renda. Ele enfatizou que esses programas ajudam na circulação de dinheiro em comunidades vulneráveis, permitindo a compra de alimentos e outros itens essenciais.

“Trabalhamos com transferência de renda que chega para as famílias que mais precisam, permitindo a compra de alimentos e outras necessidades”, afirmou.

Dias também destacou a importância do PNAE, que atende mais de 40 milhões de crianças e adolescentes nas escolas brasileiras. Ele reforçou o objetivo de adquirir no mínimo 30% dos alimentos escolares de pequenos produtores rurais, como forma de apoiar a agricultura familiar e garantir renda a esses agricultores.

O secretário-geral do Ministério da Educação Básica de Camarões, Oyono Adams Daniel, ressaltou a relevância de iniciativas relacionadas à captação de água, como o Programa Cisternas. Ele mencionou que os recursos hídricos são estratégicos tanto para a agricultura quanto para a criação de animais, prevendo que futuros conflitos globais podem estar ligados à disputa por água.

“O uso da água pluvial, como proposto pelo Programa Cisternas, é uma alternativa valiosa”, afirmou.

A secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal, reforçou que a experiência brasileira em segurança alimentar tem sido referência para diversos países. Ela destacou a eficácia das políticas públicas quando aplicadas em larga escala e em parceria com a sociedade civil.

O secretário de Relações Internacionais do Governo do Distrito Federal, Paco Britto, participou da abertura da visita diplomática, no Instituto Rio Branco, quando colaborou com a cooperação entre Brasília e outros países interessados em conhecer o modelo de alimentação escolar baseada na agricultura familiar.

Junto com representantes da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Programa Mundial de Alimentos (PMA), o embaixador de Camarões no Brasil e o secretario-adjunto do Ministerio da Educação de Camarões estiveram presentes na missão.

Atualmente, apenas 2% dos alunos da educação básica em Camarões recebem alimentação escolar, número que corresponde a cerca de 185 mil alunos. O governo local, que financia o programa principalmente por meio de doações internacionais, estuda aumentar sua participação e criar um programa nacional de alimentação escolar.

Veja também

Se não tratada, a doença pode causar complicações graves, como …

Uma sala menor, misto de escritório e biblioteca, exalava o …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI