Uma explanação densa para elucidar os meandros da Reforma Tributária e os impactos que ela causará no Distrito Federal levou o senador Izalci Lucas (PL-DF) ao almoço do Lide Brasília, que reúne lideranças e entidades do setor produtivo para debater pautas de relevância para o segmento.
Presidido pelo empresário Paulo Octávio, habitualmente os encontros ocorrem na residência do economista e vice-presidente da NW Group, Fernando Cavalcanti. Ele recebe ao lado de suas sócias em Brasília, Carol Mendes e Tainah Mello, cerca de 200 empresários, entre pioneiros e jovens empreendedores.
No decorrer do evento, momentos de relacionamento, painel com o convidado da ocasião e o requintado almoço. O Lide tem se configurado como uma importante oportunidade de conexão entre os associados e convidados presentes, que vislumbram melhorias em torno dos segmentos de comércio, bens e serviços.
No palco, Paulo Octávio fez as considerações iniciais de boas-vindas, rememorando a importância da união dos defensores de Brasília frente às mobilizações necessárias junto ao Executivo local diante do conclame da população, a exemplo do contrato de concessão envolvendo o Estádio Mané Garrincha e as construções previstas para o local. E ressaltou a presença do engenheiro civil Osório Adriano.
“Um prazer receber este pioneiro que tanto faz por Brasília. Um grande empresário que atua por nossa cidade desde o início. Vamos celebrar aqui no Lide o seu aniversário de cem anos”, diz PO, referindo-se à sua vitalidade aos 95 anos.
Fernando Cavalcanti, por sua vez, dividiu um momento de imensa alegria. “Quero agradecer o carinho de Brasília por mim, bem como o empenho pelo trabalho que estamos desenvolvendo por Brasília”, relatou, ao anunciar que receberá o título de Cidadão Honorário na Câmara Legislativa do DF. “Um orgulho para mim”.
Durante o almoço, assinado por Celso Jabour, harmonizado com Perrier-Jouët e Châteauneuf-du-Pape, em ambientação de Valéria Leão, o senador Izalci mostrou dados sobre a performance do DF. “Em 2022, a arrecadação de ICMS e ISS foi de cerca de R$ 12,7 bilhões. Dados apontam que a reforma haverá um incremento de R$ 2,6 bilhões”, ressaltando que em agosto apresentou o Plano de Trabalho propondo realização de 21 audiências públicas.
Izalci enfatizou também demandas dos setores de cultura e academias, por exemplo, como redução de alíquotas de 60%. “Estamos vivendo num manicômio tributário com ausência total de contrapartidas”, emenda o senador.
Sempre presente nas ocasiões do Lide Brasília, o governador Ibaneis trouxe o amparo que o momento exige. “Há uma grande chance que exista redução no consumo e na renda. É de fato um momento delicado, que exige a inteligência dos nossos parlamentares. Mas aqui somos o exemplo de que quando uma cidade se une. Juntamos forças políticas independentemente de bandeiras. Tempo de união para que essa reforma não transforme aquilo que era tão esperado em algo ruim para o País. Nós não aguentamos mais viver coisas ruins”, brada.
“Tenho 30 anos de formado e dez anos antes eu já ouvia falar da Reforma Tributária. Eu me assusto toda vez que vejo o que pode acontecer com a economia de alguns estados”, finaliza o governador Ibaneis.
Confira mais cliques do almoço pelas lentes de Celso Junior:
Veja quem esteve presente no encontro pelas lentes de Rayra Paiva: