GPS Brasília comscore

Ministério Público decide investigar construção de atacadão no complexo Mané Garrincha

Publicado: Atualizado:

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) anunciou nesta sexta-feira (20) a abertura de uma investigação sobre a construção de um empório no complexo esportivo do Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.

A Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) está conduzindo o procedimento para avaliar possíveis irregularidades no projeto. “A Prourb tomou conhecimento dos fatos e instaurou procedimento para investigar a situação”, afirmou o órgão ao GPS|Brasília.

A obra, localizada no Setor de Recreações Públicas Norte (SRPN), próximo ao estádio, reacendeu debates sobre o desvio de finalidade em projetos urbanísticos da capital.

Concedido pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para a Arena 360 em 2019, o espaço deveria receber construções voltadas ao lazer e ao esporte, conforme concurso público organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). No entanto, a instalação de uma loja desse porte no local provocou críticas de especialistas e entidades de preservação do patrimônio.

O projeto original previa cinemas, teatros, restaurantes e quadras esportivas como parte da revitalização da região. No entanto, a pandemia de covid-19 atrasou as obras e forçou mudanças no cronograma.

Mais cedo, para verificar se a nova construção faz parte do plano aprovado, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) anunciou que realizará uma vistoria técnica. “Vamos avaliar se a intervenção se alinha às etapas previstas”, declarou o Iphan.

A construção de um empório, administrado pelo grupo Costa, avança rapidamente nas proximidades do portão 18 do estádio. A Arena 360, responsável pela administração do complexo, afirmou que o projeto não se trata de um atacado, mas de uma loja conceito.

“Estamos em obra para a construção de um empório. Será uma loja conceito do grupo Costa próximo à Arena BRB Mané Garrincha”, informou a assessoria da Arena 360.

Fora de previsão?

A ausência das edificações previstas e anunciadas pelo consórcio no projeto original tem sido motivo de críticas. Luiz Eduardo Sarmento, presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-DF), expressou preocupação com a não execução conforme o plano aprovado em concurso público.

“É essencial que o projeto vencedor seja seguido para garantir que o interesse público prevaleça”, enfatizou.

Procurado, o Grupo Costa, responsável pelo atacadão, afirmou, em nota, que “a obra possui todas as licenças necessárias”. “No entanto, por estratégia da empresa, ainda não estamos divulgando o projeto. Assim que autorizado, expandiremos a comunicação para todos os veículos de mídia”, resumiu.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Transtorno é caracterizado por intensas oscilações de humor, que podem …

É um filme de terror, vampiros, ação, drama ou musical?

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.