GPS Brasília comscore

Milene Costa: “Cacos na alma”

Os destroços dos acontecimentos ou situações que não saíram como planejado ou esperado, deixam entulhos pelo caminho
Foto: Unsplash

Compartilhe:

O rompimento de pensamentos e sentimentos dentro de nós produz uma certa sensação de que carregamos cacos, pedaços, fragmentos, lascas e resíduos do que não existe mais. Os cacos na alma convidam a ressignificar o que existiu em formatos que não existem mais. 

Pedaços de nós estão espalhados pelo tempo de vida que temos. São bocados de pensamentos e sentimentos que se espalharam por dentro de nós e que de vez em quando aparecem como gatilhos, que se expressam em desejos e medos. Uma vez identificados, nomeados e reconhecidos como lascas da não existência, é possível decidir o que fazer com eles. Afinal, ninguém merece ser surpreendido com um tempo inexistente.

Os fragmentos dos outros, também estão distribuídos dentro de nós. São migalhas de imagens, expectativas, desejos e medos do que vivemos, nos fizeram viver e do que observamos ao nosso redor. Existem restos de confiança despedaçada, ruínas de alegrias incompletas e estragos de tristezas permanentes. Se não houver constantemente limpezas ou faxinas curativas, adoecemos e perdemos o vigor de viver. 

Os destroços dos acontecimentos ou situações que não saíram como planejado ou esperado, deixam entulhos pelo caminho. Muitas vezes, essas sobras impedem os novos sonhos, bloqueiam a coragem e inibem os movimentos na direção do novo. Alterar a maneira de ver, sentir e pensar como se projeta a vida é fundamental para evitar o desmoronamento do caminhar. 

A vida é como um laboratório, isso significa que estamos fazendo testes, verificando se funciona, checando resultados, alterando rotas, modificando abordagens e misturando os processos. É tempo de ressignificar os cacos da alma!

 

 

Agenda de Agosto

06.08 | Inicio do curso O Espírito da fé

19.08 | Minicurso – Os extremos em equilíbrio: estudo sobre o livro o nascimento da tragédia de Nietzsche – 19:30 às 21h

26.08 | Minicurso – Os extremos em equilíbrio: estudo sobre o livro o nascimento da tragédia de Nietzsche – 19:30 às 21h

28.08 | Silêncio: uma espiritualidade na prática com o Pe. Luís Eustáquio 9:30 – 11:30

29.08 | Bistrô do saber: as famílias nas novas sociedades 

 

*Milene Costa é Doutoranda em Ciências da Religião, Mestre em Filosofia e possui diversas especializações na área de Teologia, além de uma carreira de mais de vinte anos como acadêmica. É a fundadora e maior responsável pela Ser e Pertencer, espaço que auxilia pessoas e grupos no cultivo da qualidade humana para as novas sociedades.