GPS Brasília comscore

Zumbido é o terceiro sintoma mais incômodo relatado pelas pessoas; saiba as causas

Embora seja comumente associado a problemas auditivos, o zumbido pode ter diferentes origens

Estamos no mês de conscientização sobre o tinnitus, conhecido popularmente como zumbido no ouvido. A campanha Novembro Laranja busca informar a população sobre essa condição que afeta mais de 28 milhões de brasileiros, segundo a Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde. Embora seja frequentemente associado a problemas auditivos, o zumbido pode ter diferentes origens e afetar profundamente a qualidade de vida.

Segundo a American Public Health Agency, esse é o terceiro sintoma mais incômodo relatado pelos pacientes, ficando atrás apenas de dores intensas e tonturas. O impacto psicológico e físico pode ser significativo, especialmente quando associado a estresse ou ansiedade.

A fonoaudióloga Ariane Gonçalves define o zumbido como “a sensação de ouvir sons inexistentes no ambiente, como apitos, chiados ou ruídos contínuos”. O problema pode atingir pessoas de qualquer idade, embora seja mais comum entre indivíduos expostos a sons intensos ou que já apresentem histórico de dificuldades auditivas. Em casos mais raros, também pode aparecer em crianças.

Segundo a especialista, o zumbido pode ser um dos primeiros sinais de doenças como hipertensão, distúrbios metabólicos, problemas circulatórios e até tumores.

Saiba quais são as principais causas e fatores associados ao problema: 

  • Exposição prolongada a ruídos altos;
  • Acúmulo de cera no ouvido;
  • Infecções no aparelho auditivo;
  • Lesões na estrutura auditiva;
  • Alterações na coluna ou na articulação da mandíbula;
  • Consumo excessivo de cafeína, álcool ou tabaco;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Diabetes e outras alterações metabólicas;
  • Envelhecimento natural;
  • Resfriados ou gripes.

De acordo com Ariane, os tratamentos mais comuns são o uso de medicamentos, as terapias sonoras, os aparelhos auditivos e as intervenções multidisciplinares, que podem incluir fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas, fisioterapeutas, dentistas e psicólogos. “O tratamento deve ser personalizado, considerando suas causas específicas”, conclui a especialista.

André Braga

*André Braga é médico clínico-geral e atual diretor de relações institucionais do Grupo Santa. Possui especializações nas áreas de pneumologia e dermatologia.

Veja também

Em imersão cultural e de negócios nos Emirados Árabes Unidos, …

Solidão e isolamento estão entre as causas mais comuns de …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.